NOTÍCIAS

Administração | 17.04.15 - 16h20

Recife Participa reúne mais de 400 pessoas na Macaxeira

Plenária foi a penúltima desta rodada Fórum Microrregional 2015 que já reuniu mais de 4.500 pessoas. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

Na noite desta quinta-feira (16), o Campo da União, no bairro da Macaxeira, recebeu a plenária de Infraestrutura do ciclo do Fórum Microregional 2015 do Recife Participa. O encontro, coordenado pela Secretaria de Governo e Participação Social, reuniu 421 pessoas da Microregião 3.3, que é composta pelos bairros de Brejo da Guabiraba, Brejo de Beberibe, Córrego do Jenipapo, Guabiraba, Macaxeira, Nova Descoberta, Passarinho e Pau Ferro. Esta foi a penúltima plenária desta rodada do Fórum, que se encerra na noite desta sexta-feira (17), e já reuniu mais de 4.500 pessoas em toda a cidade.

A gerente geral de Participação Social, Tereza Borba, abriu a plenária falando da importância do encontro. “O povo dessa microregião tem um papel importantíssimo dentro da RPA 3, pois aqui temos várias associações comunitárias. Queremos estreitar ainda mais os laços com a comunidade para formular ideias de ações de governo e, assim, termos uma parceria realmente efetiva”, destacou.

Túlio Ponzzi, secretário-executivo de Infraestrutura e Serviços Urbanos, também frisou algumas ações realizadas na área, a exemplo do trabalho da Defesa Civil do Recife, como a colocação de geomanta nas encostas, o monitoramento dos pontos de riscos e o trabalho de prevenção feito nas escolas. O secretário-executivo ainda destacou que 157 projetos estão sendo elaborados pela URB para a Microregião 3.3. “Quero parabenizar a todos os presentes. É uma orientação do prefeito ouvir vocês. O gestor público tem que ouvir o público”, completou.

Quando o evento foi aberto aos participantes, a moradora do bairro de Passarinho Kirley França solicitou o calçamento das ruas do bairro onde mora e ficou sabendo que existem R$ 18 milhões para serem investidos em obras de pavimentação na localidade. Outro morador daquela comunidade, Ednaldo Gomes, aproveitou a oportunidade para elogiar a qualidade do recapeamento da Estrada de Passarinho, realizada pela Emlurb. Severino Galdino, residente do Brejo da Guabiraba, saiu da plenária com a garantia de que recuperação de pavimento da avenida Chagas Ferreira será licitada até maio.

A mesa dessa etapa do Recife Participa contou ainda com Victor Vieira, secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos; Hermes Delgado, secretário-executivo de Governo e Participação Social; Coronel Cassio Sinomar, secretário-executivo de Defesa Civil; Fernandha Batista, diretora de Manutenção Urbana da Emlurb e Tatiana Calado, gerente geral de Limpeza Urbana da Emlurb.

Na noite desta sexta-feira (17), a Escola Municipal Antônio de Brito, na Mustardinha, receberá o debate que encerrará este ciclo do Fórum Microrregional 2015 do Recife Participa. O tema será Habitação para a Microrregião 5.1, que engloba além da Mustardinha, os bairros de Afogados, Bongi, Manguera e San Martin. Com o fim do ciclo todo o material coletado - por áudio e vídeo - nas plenárias, será decupado e apurado pela Prefeitura do Recife e servirá como norteamento para que as decisões da gestão sejam tomadas de acordo com os anseios da população.