Secretaria de Segurança Cidadã

NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 17.04.17 - 15h52

Compaz Ariano Suassuna começa a oferecer serviços para a população

img_alt

Ao todo, 14 atendimentos de acesso ao direito do cidadão já estão à disposição dos recifenses (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Maria Angélica Santana, moradora do bairro do Prado, veio logo conhecer os serviços oferecidos pelo Compaz. “Aproveitei e vim logo tirar a segunda via da minha identidade, no CRAS, e estou muito satisfeita com o atendimento. Foi super rápido”, elogia. Já Dona Prazeres Matos, moradora da Mustardinha, utilizou o serviço do Procon para formalizar uma reclamação. “O atendimento foi bastante rápido e esclarecedor. Espero conseguir resolver o meu problema tão rápido quanto o atendimento daqui”, disse.

Os serviços do Compaz Ariano Suassuna estão disponíveis para todos os moradores do Recife. Para o atendimento, é necessário o registro no equipamento, que devido ao sucesso, voltará com os cadastramentos no dia 8 de maio. “É importante que as pessoas venham antes aqui, se familiarizem com os nossos serviços, porque muitas vezes oferecemos a solução e as pessoas não sabem”, explica a Gerente Geral do equipamento, Ana Cecília Gonzalez.

Para o cadastro no Compaz é preciso levar documento de identidade e comprovante de residência e dirigir-se à recepção do equipamento a partir do dia 8 de maio, quando retomam as inscrições. Para esse momento não serão distribuídas senhas e o atendimento será por ordem de chegada.

Também em maio começam as atividades esportivas, as aulas de dança e Práticas Integrativas (Meditação, Ioga, Biodança e Tai Chi Chuan), as oficinas no ateliê, o Programa Mobiliza Recife (palestras, oficinas e atividades em grupo, com o objetivo de mobilizar as pessoas e informar sobre drogas); os cursos de idioma online e as oficinas sobre Meio Ambiente.

Confira os serviços:

JUNTA MILITAR - O Compaz do Cordeiro terá uma equipe especializada para atendimento ao público da Junta de Serviço Militar. Dentre os serviços oferecidos estão: Alistamento Militar com emissão do Certificado de Alistamento Militar (CAM); Confecção de CDI - Certificado de Dispensa de Incorporação (1ª e 2ª via); Atestados de Desobrigados; Transferência de CDI; Atualização de Cadastro; Entrega de Documentos; Emissão de Taxas e Multas; Atestados, Taxas e Documentações. Os serviços estarão disponíveis de segunda à sexta, das 7h30 às 11h30.

SALA DO EMPREENDEDOR - A Sala do Empreendedor também faz parte dos serviços oferecidos pelo Compaz. O espaço da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA) abre suas portas dia 17 e funcionará das 8h às 12h e das 13h às 17h. A Sala do Empreendedor será voltada para os micro e pequenos empreendedores, formalizados ou não.

Lá, eles receberão orientações sobre temas como formalização de empresas, Créditos Produtivos para Microempreendedor Individual (MEI), Microempresas, Empresas de Pequeno Porte (EPPs) e empreendedores informais, cursos de aperfeiçoamento, informações sobre o Programa Municipal de Compras Governamentais, concessão de alvará, licenças ambientais e sanitárias e tributações. A Sala do Empreendedor já atende em três unidades: andar térreo do edifício-sede da Prefeitura, Centro Público de Casa Amarela e Compaz do Alto Santa Terezinha. Contato: 0800 281 3535 (ligação gratuita).

EMPREGO E RENDA NOS BAIRROS - A Secretaria de Desenvolvimento Social e Meio Ambiente também vai atuar no Compaz Ariano Suassuna com a ação de Emprego e Renda nos Bairros, que acontecerá toda terça-feira, a partir do dia 18, sempre das 9h às 15h, dando orientações para o mercado de trabalho, explicando como montar um currículo, cadastrando as pessoas no Sistema Mais Emprego e encaminhando para vagas de trabalho.

PROUNI RECIFE - Também a partir do dia 18, o Compaz prestará orientações sobre o Prouni Recife. A equipe estará no local a cada 15 dias, sempre às terças-feiras, explicando tudo sobre o funcionamento do programa. Uma iniciativa da Prefeitura do Recife que oferece bolsas de estudos universitárias gratuitas para estudantes de cursos presenciais de graduação e de cursos superiores de menor duração em instituições privadas de ensino superior estabelecidas do município do Recife. Mais informações sobre o programa no www.prouni.recife.pe.gov.br

MULHER - A Secretaria da Mulher também está presente no Compaz Escritor Ariano Suassuna. Além do atendimento psicossocial e jurídico, orientações sobre violência urbana, doméstica e sexista, oficinas de formação em gênero, violência e direito à cidade, cursos de formação sociopolítica e atividades de estímulo à autonomia econômica das mulheres, a pasta vai oferecer Capoeira para empoderamento de meninas. O primeiro curso de formação sociopolítica tem início em maio. A equipe da Secretaria se encontra no primeiro andar do Compaz e oferece atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) - Já o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) vai funcionar como porta de entrada para a Política Nacional de Assistência Social. O equipamento oferece o Serviço Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) que disponibiliza atendimentos com assistentes sociais e psicólogos para avaliação de benefícios socioassistenciais e acompanhamentos de famílias. Os moradores dos bairros do entorno poderão ser acompanhados pelos profissionais. Também serão oferecidos os serviços de Cadastro Único, Programa Bolsa Família e o programa Acessuas Trabalho, voltado para o acesso ao mundo do trabalho. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS - Mediação de conflitos na área cível, como regulamentação de vistas, pensão alimentícia, dificuldade de convivência com os parentes, cuidado com os idosos e conflitos de vizinhança e condomínio. O serviço no Compaz funciona em parceria com a Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem do Tribunal de Justiça de Pernambuco. No local, serão realizados atendimentos e orientações com psicólogos e assistentes sociais. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

ACOLHE VIDA - O Programa Acolhe Vida, inédito no Compaz, é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos. Ele fará o acolhimento inicial (triagem) dos usuários e dependentes de álcool e outras drogas, incluindo a família envolvida neste contexto. Também haverá atendimento psicológico: individual e grupos terapêuticos, encaminhamentos às Redes de Saúde, Assistência e Complementar. Os atendimentos serão nas quintas-feiras, a partir do dia 20, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

DEFESA DO CONSUMIDOR – A população passa a contar, na segunda-feira (17), com mais um posto de atendimento do Procon Recife, que tem a função de orientar os consumidores e receber reclamações sobre problemas na aquisição de produtos e serviços. A unidade funcionará de segunda a sexta, com atendimento ao público das 8h às 13h e audiências de conciliação no período da tarde.

Este será o terceiro ponto de atendimento do Procon Recife. A sede está localizada na rua Carlos Porto Carreiro, 156, Derby, e atende de segunda a sexta, das 8h às 13h. Há também um posto avançado de Atendimento no Compaz Governador Eduardo Campos, localizado na avenida Aníbal Benévolo, s/n, Alto Santa Terezinha , com atendimento de terça a sexta, das 9h às 13h. O telefone de contato do Procon Recife é o 0800 28 11 311. O atendimento também pode ser feito pelo e-mail procon@recife.pe.gov.br.

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO – Este serviço será destinado aos usuários do Compaz, ou seja, serão encaminhamentos internos, de pessoas que estiverem participando das atividades e necessitarem do atendimento. Vai funcionar de segunda a sexta, das 9h às 18h, a partir desta segunda (17).