NOTÍCIAS

Saúde | 17.04.17 - 11h42

Rede de Saúde do Recife ganha reforço de 64 novos médicos

img_alt

Os profissionais já começarão a atuar no início do mês de maio (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Serviços da rede de saúde da Prefeitura do Recife passam a contar com 64 novos médicos nomeados na manhã desta segunda-feira (17). O prefeito Geraldo Julio, o vice-prefeito Luciano Siqueira e o secretário de Saúde, Jailson Correia, receberam os profissionais, selecionados em concurso público no ano de 2014, durante solenidade no Auditório Capiba, no edifício sede da Prefeitura do Recife. Eles vão atuar na Atenção Básica, Samu 192, policlínicas e maternidades da cidade. Com os novos médicos, o Recife chega a marca de 1917 novos profissionais de Saúde contratados, sendo 715 médicos, desde 2013.

“Estou muito feliz de receber esses novos 64 servidores públicos que vão atender aquelas pessoas que precisam do SUS para poder cuidar da saúde. Um encontro marcante para esses profissionais que se dedicaram para estar aqui, para nós da Prefeitura e, sobretudo, para a população. Com mais esses médicos, a gente chega a 1917 profissionais de saúde chamados nos últimos quatro anos e três meses”, afirmou o prefeito Geraldo Julio.

Para a rede de Atenção de Básica serão nomeados 30 médicos do Programa de Saúde da Família (PSF), para 40h; dois médicos ginecologistas 20h para o serviço de ambulatório das Unidades Básicas de Saúde; 18 médicos cirurgiões plantonistas para o Serviço Móvel de Urgência (SAMU 192); sete médicos clínicos gerais e outros quatro médicos plantonistas para policlínicas com Serviço de Pronto Atendimento (SPA) e dois médicos Obstetras e um médico neonatologista plantonistas, para as maternidades. Os novos médicos começam a atuar em maio.

“Com esta medida, a gente vai trazer mais condição de trabalho e melhor condição de atendimento à população. Quase metade dos profissionais nomeados hoje vai para o Programa de Saúde da Família. Eles vão estar no posto de saúde, na Upinha, dentro da comunidade. São também 18 médicos que vão para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que garante atendimento pré-hospitalar para toda a cidade, além do reforço de plantonistas nas maternidades, policlínicas e atendimento ambulatorial nas unidades básicas”, explicou o secretário de Saúde, Jailson Correia.

Um desses profissionais é o médico Danilo Belém, que já tem experiência no serviço público de outro município, e foi aprovado no certame para as vagas de cirurgião geral, no Samu 192. “Estou aqui pronto para dar o melhor de mim e oferecer o melhor atendimento possível à população”, disse Danilo.

Novos Profissionais – Desde 2013, já foram nomeados 1917 profissionais de diversas áreas. Destes, foram 715 médicos de diversas especialidades, 417 agentes comunitários de saúde e 208 agentes de saúde ambiental e controle de endemias (Asaces), dentre outras categorias, que reforçaram os serviços de Atenção Básica, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), policlínicas e maternidades.