Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 17.04.18 - 15h18

Alunos da rede municipal Recife apresentaram produções culturais no Teatro de Santa Isabel

img_alt

Assuntos como bullying, racismo e violência foram abordados em apresentações de teatro e música (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Mais de 280 alunos da rede municipal de ensino do Recife apresentaram, na última sexta-feira (13), diversos trabalhos e produções culturais integrantes do projeto Estudante Protagonista. Os temas apresentados tiveram como ponto de partida o tema do ano letivo de 2018, “Ler para sonhar, escrever para criar”, e as apresentações foram desenvolvidas a partir do subtema “O fantástico mundo da imaginação”.

Na apresentação de sexta, assuntos como bullying, racismo e a violência foram abordados. O objetivo é conscientizar os estudantes a combater tais práticas, além de motivar os estudantes da plateia a se tornarem também protagonistas. As Escolas Municipais de Tempo Integral Divino Espírito Santo (Caxangá) e Pedro Augusto (Boa Vista), além das escolas Octávio Meira Lins (Vasco da Gama), Antônio Farias Filho (San Martin), Paulo VI (Beberibe) e Almerinda Umbelino (Vasco da Gama) participaram da ação.

Na primeira apresentação do ano, alunos do 6º Ano ao 9º Ano e Anos Finais foram recebidos pela banda Paulo Freire. Em seguida, a Escola Octávio Meira Lins, apresentou a rádio novela, “Caçadores de lendas”, uma releitura da lenda Comadre Fulozinha. Popularizada na década de 40 no Brasil, a rádio novela é uma narrativa folhetinesca sonora, nascida da dramatização do gênero literário novela, que trabalha com recursos como sons, falas, silêncios, músicas, efeitos sonoros, etc.

Depois foi a vez do Grupo Experimental de Artes (GEA) que trouxe para a discussão depoimentos emocionantes sobre bullying. Em seguida a Escola Pedro Augusto, apresentou a peça teatral: Violência contra a mulher. Os alunos levaram para o palco vídeo, dança e música. Com o título “Hoje eu recebi Flores”, os alunos desenvolveram um documentário que aborda a violência contra a mulher.

A professora Elizabeth Vasconcelos da Escola Pedro Augusto destacou a iniciativa dos estudantes. “A experiência de criar um trabalho junto com os alunos é muito enriquecedora. Trabalhamos nos intervalos, nos contraturnos, trabalhamos muito com leitura, impostação de voz, tudo para fazer uma ótima apresentação. Estou feliz que os alunos toparam esse desafio”, contou orgulhosa.

Sobre o evento, o professor dos anos finais da rede municipal de ensino do Recife e cerimonialista do Otacílio Junior, destacou a importância do projeto. “Observando e conversando com os alunos pudemos perceber que o bullying, assim como a violência contra a mulher, muitas vezes estão inseridos no dia a dia desses jovens. Nossa missão foi trazer essas questões à tona para criar um momento de reflexão que reforço que atitudes como essas não podem existir, e acho que fizemos um belo trabalho”, pontuou. Para fechar a programação, o grupo de Maracatu Ogun Onilê, da escola Divino Espírito Santo, fez uma bela apresentação e levantou toda a plateia