NOTÍCIAS

Limpeza Urbana | 17.04.18 - 17h40

Mutirão de limpeza em Nova Descoberta retira 45 toneladas de resíduos da rede de drenagem

img_alt

Cinquenta homens da Emlurb trabalharam no local durante o último sábado (14). (Foto: Cortesia)

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), promoveu, no último sábado (14), um mutirão de limpeza de galerias e canaletas na Rua Nova Descoberta, no bairro de mesmo nome. A ação contou com o trabalho de 50 homens e teve o objetivo de desobstruir a rede de drenagem da via, melhorando o escoamento de água das fortes chuvas que vêm ocorrendo durante este mês na cidade. 

O que chama a atenção durante a execução desse tipo de iniciativa é a quantidade de lixo retirada da rede de drenagem de ruas e avenidas do município, fruto do descarte irregular de resíduos feito por parte da população. Para se ter uma ideia, durante a ação do último sábado foram retiradas oito caçambas estacionárias e mais dois caminhões de lixo, totalizando 56 m³ de material, ou aproximadamente 45 toneladas.

A capital pernambucana é uma cidade costeira, plana e que possui cerca de 1.500 km de rede de galerias e canaletas que compõem o sistema de drenagem do município. Por ser uma cidade que se encontra praticamente ao nível do mar, Recife enfrenta, após a incidência de índices pluviométricos mais acentuados, problemas com alagamentos em pontos específicos. Desde 2013, a gestão municipal já eliminou 69 pontos críticos de alagamentos. Os investimentos nessas intervenções foram da ordem de R$ 14 milhões. Além disso, a Prefeitura do Recife tem um gasto anual de R$ 20 milhões em ações de limpeza e desobstrução da rede de galerias e canaletas, e dos 99 canais que cortam a cidade. 

Para que esse trabalho surta efeito, é imprescindível a participação da população, evitando o descarte irregular de resíduos e contribuindo com a manutenção da limpeza urbana.