Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 17.04.18 - 18h58

Professores das escolas profissionalizantes participam de formação continuada

img_alt

Evento acontece durante toda a semana e faz parte do programa Qualifica Recife, que já formou 25 mil pessoas desde 2013. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Os 130 professores das 17 escolas profissionalizantes ligadas à Prefeitura do Recife participaram, na tarde desta terça-feira (17), no auditório do edifício-sede, no Cais do Apolo, do segundo dia da 3ª Formação Continuada dos Professores da Qualificação Profissional. O evento teve início na segunda (16) e prossegue até o dia 20 de abril, incluindo palestras sobre temas como Empreendedorismo na Administração Pública, Marketing Pessoal e Sustentabilidade e Qualificação Profissional, entre outros.

A formação é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente e faz parte do programa Qualifica Recife, que oferece anualmente aos recifenses diversos cursos profissionalizantes visando o ingresso no mercado de trabalho ou a abertura do próprio negócio. Desde 2013, já foram qualificadas mais de 25 mil pessoas, em áreas como Administração, Informática, Indústria, Vestuário, Construção Civil, Beleza, Alimentação, Artes e Idiomas. 

No segundo dia de formação, foram discutidos os temas “A importância das Relações Interpessoais em um Contexto de Mudanças” e “Aprender e Ensinar: como planejar uma boa aula”. As palestras foram ministradas pelas professoras Pollyana Maria de Andrade Lima e Maria Magali Viegas de Souza, ambas da Faculdade Imaculada Conceição do Recife, localizada no bairro de Apipucos.

A gestora de Qualificação Profissional do Qualifica Recife, Mirian Rafael, destacou a importância do evento. “Esta é uma excelente oportunidade para nossos professores se atualizarem profissionalmente, melhorando o desempenho e as competências dos conteúdos repassados para os alunos em sala de aula”, observou, lembrando que nesta quarta-feira (18), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, acontece a entrega dos certificados dos 3 mil concluintes dos Qualifica Recife no 1º trimestre de 2018.

Joel Alves de Carvalho, graduado e pós-graduado em Gastronomia pelo SENAC, é professor do curso de “Hotelaria para formação de garçons” da Escola Profissionalizante Dom Bosco, em Casa Amarela. Em sua opinião, participar dessa 3ª Formação Continuada é muito importante. “Eu sou professor há quatro anos na PCR, onde me realizo profissionalmente. Acho que eventos como esse são uma ótima oportunidade de reciclagem e atualização profissional, pois nos preparam e dão mais segurança para atuação em sala de aula”, argumentou. 

Formadora de “Culinária e Pastelaria” na Escola Zuleide Gomes Monteiro, em Beberibe, Edna Izidio também aprovou a formação. “Fui aluna de todos os cursos na área de alimentação oferecidos pela PCR e estou como professora há quatro anos. Toda vez que acontece uma formação como essa eu faço questão de participar, porque são oportunidades únicas de absorver novas informações que vão nos ajudar no dia a dia com nossos alunos”, frisou.

Com 19 anos de experiência como professora de rede municipal profissionalizante, Cleonildes de Souza, é formadora de “Corte e Costura” na Escola Sindicato dos Tecelões, no Bairro do Recife. “Novos conhecimentos são sempre bem-vindos, o que é bom para nós professores e para os próprios alunos. Hoje, por exemplo, a professora Polllyana mostrou a importância do relacionamento professor/aluno e qual a melhor forma de adaptação às mudanças e novas tecnologias de ensino”, explicou.