Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 17.04.19 - 20h37

Secretaria de Saúde do Recife leva serviços para o aniversário do Instituto dos Cegos

Na manhã da próxima segunda, serão distribuídos folders e cartilha em braile sobre os serviços de saúde da Prefeitura do Recife

Na próxima segunda-feira (22), a partir das 9h, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife ofertará diversos serviços dentro das comemorações pelos 110 anos do Instituto dos Cegos (Instituto Antônio Pessoa de Queiroz), que fica na Rua Guilherme Pinto, n° 146, nas Graças. Além de teste de glicose, aferição de pressão arterial e testagem para HIV, sífilis e hepatite, as pessoas também receberão orientações sobre várias doenças, entre elas tuberculose e hanseníase.

Os profissionais da Sesau distribuirão cartilha em braile sobre as políticas e programas da Atenção Básica à Saúde, lançada pela Prefeitura do Recife em 2017. Eles também darão orientações específicas para as pessoas com deficiência. “Um cego pode precisar da ajuda de outras pessoas para perceber, por exemplo, as manchas de hanseníase”, exemplificou a coordenadora da Política de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, Mirtes Araújo. 

Além das ações da Sesau, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife vai emitir registros de nascimento (RG) para as pessoas atendidas no Instituto dos Cegos no próximo dia 29.

ALÉM DO OLHAR - A Prefeitura do Recife desenvolve um projeto de reabilitação visual para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos com baixa visão e cegueira total, em parceria com a Fundação Altino Ventura. O Projeto Além do Olhar envolve as Secretarias de Saúde e Educação do Recife e acompanha cerca de 200 pacientes por ano nas escolas, nas residências e nas comunidade.