Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Inovação Urbana | 17.04.20 - 10h04

Recife incorpora uso de drones para ampliar índice de isolamento social

img_alt

Apesar de figurar como primeira capital do país em ranking nacional de distanciamento na terça, com 55,6% das pessoas reclusas, ferramenta passa a ser aliada para conscientização acerca de isolamento social em comunidades de difícil acesso (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 


Na última terça-feira (14), quando começaram a vigorar as novas medidas restritivas adotadas pela Prefeitura do Recife para acesso a bancos e supermercados, a cidade passou a figurar como a capital brasileira com maior índice de isolamento social do país (55,6%). A medida de isolamento é considerada essencial para o combate à disseminação do novo coronavírus e os dados são da empresa In Loco, que utiliza tecnologia de aplicativos parceiros para aferir o índice de deslocamento de usuários via acompanhamento por celular. O índice de isolamento, entretanto, é considerado distante do ideal, que seria de 70%, motivo pelo qual a Prefeitura passou a reforçar as mensagens para áreas de comunidades com difícil acesso.

Para reforçar o incentivo para que a população permaneça reclusa a seus lares, a Prefeitura passou a adotar uma nova estratégia para reforçar as medidas educativas: a utilização de drones com mensagens de áudio para localidades de difícil acesso. “Cerca de 70% da área do Recife é formada por morros e áreas de difícil acesso e a utilização dos drones amplia nossa capacidade de comunicação com as comunidades”, pontua Tulio Ponzi, secretário Executivo de Inovação Urbana. A iniciativa reforça as ações já realizadas para apoiar ações educativas como envio de carros de som e mensagens via celular para cidadãos de localidades com menor índice de reclusão domiciliar.

Desde segunda (13), uma equipe opera cinco drones com planos de voo devidamente autorizados pela ANAC, que percorrem diariamente as áreas de difícil acesso com menor índice de isolamento social e disseminam mensagens de áudio previamente gravadas pela Prefeitura com alertas sobre a necessidade do distanciamento como forma mais eficaz no combate à pandemia. “Atualmente os drones percorrem cerca de 15 comunidades diariamente, entre 8h e 17h, e a aceitação é muito boa. Ao mesmo tempo em que causa um certo estranhamento e surpresa junto aos adultos pelo ineditismo, causa felicidade nas crianças”, revela Ponzi. 

A ampliação do índice de isolamento desde a terça é reflexo imediato das novas medidas anunciadas pelo prefeito Geraldo Julio como a restrição de acesso a supermercados (distanciamento em filas, limite de vagas de estacionamento, quantidade de consumidores dentro da loja de acordo com a capacidade de cada uma, dentre outras).  Recife também foi pioneira no uso desta tecnologia para apoiar ações educativas como envio de carros de som e mensagens via celular para cidadãos de localidades com menor índice de reclusão domiciliar.