NOTÍCIAS

| 17.05.11 - 16h14

Academia da Cidade de Jardim São Paulo recebe sensibilização para a doação de órgãos

A iniciativa faz parte das ações da Campanha Anual de Doação de Órgãos e Tecidos, promovida pela Central de Transplantes de Pernambuco

Por Tádzio Estevam

Os usuários do primeiro polo do Programa Academia da Cidade – instalado no bairro de Jardim São Paulo em fevereiro de 2002 – foram sensibilizados, na manhã desta terça-feira (17), para a importância de doar órgãos e tecidos. As atividades começaram bem cedinho, a partir das seis da manhã, e reuniu não só os usuários do programa como pessoas da comunidade em geral. A iniciativa faz parte das ações da Campanha Anual de Doação de Órgãos e Tecidos, promovida pela Central de Transplantes de Pernambuco, que este ano contam com a participação efetiva da Secretaria de Saúde do Recife, por meio do Samu, Academia da Cidade e Centro Médico Ermírio de Moraes.

Assim que as atividades físicas do polo foram iniciadas, uma equipe da entidade Amigos do Transplante de Medula Óssea (ATMO) se instalou no local para começar a sensibilização. Os profissionais distribuíram panfletos, orientações sobre o processo do transplante e convidaram os frequentadores para fazerem parte do cadastro de doadores de medula óssea. Foram coletadas amostras sanguíneas para exames de compatibilidade e preenchido um questionário. Julieta Sá, moradora do bairro e frequentadora do polo há dois anos, defende a doação. “Eu já sou doadora de sangue assídua. Antes, quando podíamos colocar na nossa carteira de identidade a situação de doador, eu fiz questão de colocar. Agora não podemos mais fazer isso, mas já disse para a minha família que, se for o caso, podem doar todos os meus órgãos quando eu partir, mas que ainda demore bastante tempo”, justificou a aposentada, que doou sangue para o banco de doadores.

De acordo com o gerente do Academia da Cidade, Ebrivaldo Cavalcanti, os espaços dos polos servem, além da prática da atividade física, na constituição de lugares para o exercício da democracia e fontes de informação. “As pessoas que vêm fazer educação física aqui conosco, além de cuidarem do corpo e da alma, também recebem informações relevantes para suas vidas, já que o programa incentiva a relação interpessoal. E ações como essas da campanha são muito bem aproveitadas pelo nosso público”. As atividades do dia ainda percorrerão outros polos. À tarde, a partir das 17h, os profissionais estarão no 2º Jardim de Boa Viagem sensibilizando os usuários do local.