NOTÍCIAS

Cultura | 17.05.11 - 18h09

Defesa Civil do Recife realizou 23 vistorias nesta terça (17)

Durante esta terça-feira (17), a Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) realizou 23 vistorias em algumas áreas da Cidade, entre as 7h e às 17h. Além disso, colocou 9.480 m² de lonas plásticas em 42 diferentes pontos de risco e, com o apoio da Gerência de Apreensão da Dircon (GEAP), efetuou a demolição de um muro que oferecia risco. Neste mesmo período, o órgão recebeu 23 solicitações de vistorias técnicas, 17 pedidos para colocação de lonas plásticas e registrou cinco deslizamentos de barreiras (sem vítimas).

A Codecir informa que as seis Estações Regionais do órgão estão atentas a ocorrências em qualquer localidade da Cidade. Quem necessitar pode solicitar atendimento pelo telefone 0800.081.3400, que é gratuito e funciona 24 horas por dia. 

Para evitar acidentes, a Codecir orienta a população para que não ocupe áreas já identificadas como de risco; não façam cortes nas barreiras; não plantem árvores de grande porte e troquem as bananeiras por árvores frutíferas, medicinais e de jardim; não joguem lixo nas barreiras e não façam construções ou reformas antes de consultar a Prefeitura.

Desde março, com o lançamento da Operação Inverno, a Prefeitura vem intensificando o trabalho de monitoramento de pontos de risco, vistorias, colocação de lonas plásticas, retirada de famílias de áreas de morro e ribeirinhas, com a ampliação do número de alojamentos para acolhê-las, além de ações educativas porta a porta e nas escolas da Rede Municipal de Ensino. 

A Prefeitura também continua a mobilização para arrecadar donativos para as vítimas das chuvas. A arrecadação faz parte da Campanha Recife Solidário, lançada na última sexta-feira (06) pelo Prefeito João da Costa e está sendo coordenada pela Secretaria de Assistência Social (SAS), através do Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc).

Os produtos solicitados para doação são toalha, lençol, material de higiene pessoal e de limpeza, e alimentos não-perecíveis. Informações pelo 0800.281.0248. As doações podem ser entregues no Geraldão, Emlurb, CTTU, URB, Guarda Municipal, edifício-sede da Prefeitura, Iasc, Rede de Voluntariado do Recife, Parque Dona Lindu, Parque da Jaqueira, Sítio Trindade, além dos clubes Náutico, Sport e Santa Cruz.

Operação Inverno 2011 - Para tornar mais segura a vida de quem mora nos morros, a Prefeitura do Recife está investindo R$ 53 milhões na Operação Inverno 2011. Nos últimos dois anos, mais de R$ 85 milhões em ações de defesa civil permanente; urbanização, controle e fiscalização de áreas de risco; manutenção de escadarias e muros de arrimo; manutenção e retificação dos sistemas de micro e macrodrenagem. Cento e duas obras foram concluídas e outras 111 estão em andamento. 

Assistência Social - A Prefeitura do Recife instalou seis alojamentos para acolher os desabrigados das chuvas que moram nas áreas ribeirinhas (próximo às margens do Rio Capibaribe) da Cidade. Os espaços estão funcionando na Escola Municipal Diná de Oliveira (Iputinga; com 200 alojados), Escola Municipal Maciel Pinheiro (Torre; 216 alojados), Escola Cristo Rei (Torre; 58 alojados), Escola Nilo Pereira (Monteiro; 120 alojados), Creche Casinha Azul (Iputinga; 85 alojados) e Arquidiocese da Várzea (Várzea; 222 alojados).

Além desses, outro abrigo da PCR está alojando pessoas retiradas de áreas de risco (morros) e que aguardam auxílio moradia, localizado na Avenida Norte (Escola Xucuru, com 45 abrigados). 

Drenagem - Um mutirão com 80 servidores continuou o trabalho de limpeza das galerias da Avenida Mascarenhas de Morais. A PCR também mobilizou equipes para desobstruir a drenagem de vias no Coque, Pina, Areias, Estância entre outros bairros. Paralelamente, 13 canais passaram por limpeza nesta terça (17). 

Manutenção de vias - Mais de trinta ruas passaram por tapa-buracos nesta terça-feira (17). Também estão em andamento os recapeamentos da avenida do Forte (Cordeiro) e da rua Capitão Rebelinho (Boa Viagem).

CTTU - A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) registrou nesta terça-feira (17), da 00h até as 17h30, 41 ocorrências de semáforos com algum tipo de falha na programação. Desde total, 30 já estavam com o seu funcionamento normalizado até o mesmo horário. Na central de teleatendimento da CTTU – 0800.081.1078 – foram notificadas mais de 80 demandas de trânsito, das quais, 34 relacionadas a colisões.

OP - O Orçamento Participativo está 24 horas nas ruas, apoiando as atividades da Operação Inverno. Cerca de 350 pessoas, entre técnicos e delegados, estão atuando junto à população, para informar a situação à Codecir, CTTU, Emlurb, Assistência Social e Saúde. Além disso, eles atuam na sensibilização e no trabalho de remoção de famílias das áreas de risco (morros) e alagados.