NOTÍCIAS

| 17.05.11 - 16h23

OSR homenageia Teatro de Santa Isabel pelos seus 161 anos

O concerto, com entrada franca, irá lembrar também o centenário da morte do compositor Gustav Mahler

A Orquestra Sinfônica do Recife volta a se apresentar, nesta quarta-feira (18), às 20h, no Teatro de Santa Isabel. A ocasião marca o aniversário de 161 anos do teatro e lembra também os 100 anos da morte do compositor austríaco Gustav Mahler. Regida pelo maestro Osman Gioia, a OSR irá executar duas peças escolhidas especialmente para a data. 

O repertório inclui o “Adagietto da 5ª Sinfonia”, de Gustav Mahler, que ficou famoso graças à sua utilização na trilha sonora do filme “Morte em Veneza”, de Luchino Visconti. A segunda peça da noite será “Sheherazade”, de Rimsky-Korsakov, uma suíte sinfônica composta em 1888, baseada no livro das Mil e Uma Noites. “É considerada a obra mais popular do compositor e foi apontada para homenagear o Teatro de Santa Isabel por ter grande representatividade para a música mundial, as artes cênicas e a dança”, comenta o maestro Osmam Gioia. A peça, composta por quatro movimentos, contará com a participação da solista de violino Renata Simões.

Teatro de Santa Isabel - É hoje um dos 14 teatros-monumento do país, reconhecidos como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, título que ganhou em 1949. Sua trajetória tem páginas repletas de óperas, dramas, concertos, comédias, torneios de oratórias, solenidades cívicas e políticas, bailes, festas e jantares. O Santa Isabel é testemunha da história do Recife, sendo palco de eventos políticos, sociais e culturais, além de eventos marcantes para a Cidade, como a Rebelião Praieira, a Campanha Abolicionista e a Campanha pelo advento da República.

O monumento representa o primeiro e mais expressivo exemplar da arquitetura neoclássica em Pernambuco e foi idealizado por Francisco do Rego Barros, o Barão da Boa Vista, que foi presidente da Província de 1837 a 1844. O projeto foi elaborado e dirigido pelo engenheiro francês Louis Léger Vauthier. Foi construído pelo trabalho não-escravo, uma inovação na época, e com recursos financeiros provenientes de loterias, da companhia de acionistas e do tesouro provincial. 

Às vésperas de sua inauguração, o Teatro de Pernambuco, como até então era chamado, passa a se chamar Teatro de Santa Isabel. Foi o nome com que, antes de deixar o cargo no final de 1849, o presidente da Província, Honório Hermeto Carneiro Leão, pretendeu homenagear a Princesa Isabel. Finalmente, em 18 de maio de 1850, o teatro é inaugurado, com a encenação do drama “O Pajem D´Aljubarrota”, de Mendes Leal, escritor português dos mais encenados na primeira metade do século.

Sobre os compositores:

Gustav Mahler (1860 – 1911) – Compositor e regente austríaco, nascido na Boêmia. A música de Mahler, misteriosamente romântica e moderna com sua escrita inovadora, exerceu grande influência na geração seguinte de compositores. Depois de passado por períodos de relativo esquecimento sua obra ressurge com toda força a partir da década de 1950. Há Exatamente 100 anos, no dia 18 de Maio de 1911, morre o compositor deixando inacabada a sua Décima Sinfonia.

Nikolai Rimsky-Korsakov (1844 – 1908) – Compositor russo, passou os primeiros anos de sua infância em uma mansão rural, onde se familiarizou com as canções folclóricas russas e a música de igreja que iriam influenciar sua obra. Sobrinho de um almirante ingressou aos 12 anos na Academia Naval de São Petersburgo; treis anos depois começou a estudar seriamente piano e composição. Em 1871 foi nomeado professor de composição e orquestração do Conservatório desta cidade cargo que manteve durante toda a sua vida. Em 1874 foi também nomeado diretor da Escola de Música Livre de São Petersburgo. Rimsky-Korsakov é considerado o fundador da escola russa de composição e suas obras propiciaram considerável avanço na música nacional russa.

Serviço:
Orquestra Sinfônica do Recife
Quando: 18 de maio
Onde: Teatro Santa Isabel
Horário: 20h
Entrada franca
Informações: 3355.6594