NOTÍCIAS

Cultura | 17.05.11 - 17h33

PCR oferece tour gratuito pelo Pátio de São Pedro

Setur Recife apresenta locais como os Memoriais Chico Science e Luiz Gonzaga

O Programa Conheça o Recife, realizado pela Secretaria de Turismo, oferece passeio gratuito para o Espaço Cultural Pátio de São Pedro, neste domingo (22). A concentração acontece às 14h, no box de informações turísticas da Praça Arsenal da Marinha.

De acordo com o secretário de Turismo do Recife, André Campos, o Pátio de São Pedro é um ponto de visitação que aglomera vários atrativos para o turista e morador que buscam conhecer mais da cultura local. “Nosso projeto visa a sensibilização turística semanalmente. No Pátio de São Pedro, o visitante vai se encantar com a Casa do Carnaval, o Memorial Chico Science, o Memorial Luiz Gonzaga e tantos outros aprazíveis espaços”, sugere como dica para aproveitar o domingão à tarde.

As vagas são limitadas. As inscrições são antecipadas pelo telefone 3355.8847 ou pelo e-mailconhecaorecife@gmail.com. Os participantes devem levar no dia um kit de higiene (escova de dente, pasta e sabonete) para ser doado à campanha da Prefeitura do Recife de arrecadação de donativos para as vítimas das chuvas.

Pontos de visita:

Concatedral de São Pedro dos Clérigos –
Construída entre os anos 1728 e 1782 pela irmandade de São Pedro, o templo é um dos mais expressivos exemplares do barroco brasileiro.

Posto de Informações Turísticas - um dos pontos de atendimento tanto ao visitante como à população.

Centro de Design do Recife – Dedicado ao fomento, capacitação e difusão da cultura do design. Tem loja (vitrine da produção local) e espaço para cursos, palestras, seminários e exposição.

Centro de formação em Artes Cênicas – Espaço de reflexão teórica e prática sobre as artes visuais. Oferece estrutura de galeria, sala de aula, auditório e biblioteca.

MAMAM no Pátio – desenvolve projetos de residências artísticas nacionais e internacionais, exposição de arte contemporânea experimental, debate e ações de arte educação.

Memorial de Chico Science – Oferece biblioteca, terminais para consultas ao acervo discográfico digital e espaço para palestras, oficinas e exibição de vídeos.

Núcleo da Cultura Afro-brasileira – promove a valorização das manifestações culturais de matrizes africanas.

Memorial Luiz Gonzaga – Centro de memória e pesquisa criado para difundir a obra musical do rei do baião. Acervos raros de 78 RPM, LPs, CDs, fotos impressas, álbuns, de recortes, vídeos e arquivos de áudio em formato de MP3.

Museu de Arte Popular – Abriga acervo com obras em cerâmica e madeira datada a partir da década de 60. Destaque para trabalhos de Vitalino, família vieira, Zé Cabloco, Nino, Ana das Carrancas, Nhô Cabloco, Louco e Nuca, dentre outros.

Centro de Formação, Pesquisa e Memorial Cultural – Casa do Carnaval – Oferece exposições, cursos, oficinas, seminários e capacitações nos aspectos culturais, patrimoniais e históricos do Recife.