NOTÍCIAS

Esportes | 17.05.15 - 16h28

Virada Esportiva leva centenas de idosos para caminhada no Bairro do Recife

img_alt

Ao som de clássicos do frevo pernambucano, atletas da boa idade mostram que não existe idade máxima para a prática da atividade física. (Foto: Lu Streithost/ PCR)

As atividades físicas cumprem um papel fundamental na vida do aposentado José Caetano da Silva, 75 anos, morador do bairro de Dois Unidos. É por meio delas que ele consegue manter a pressão sob controle. Acompanhado da esposa, Maria de Lourdes, “seu” José foi um dos 500 atletas da boa idade que acordaram cedo para caminhar pelas ruas do Bairro do Recife, na manhã deste domingo (17), dentro da programação da Virada Esportiva e Paraesportiva, evento que proporciona 24h seguidas de atividades, distribuídas por várias regiões da cidade.

“Caminhadas como essa são muito importante para os idosos. Eu procuro me exercitar todos os dias, porque é uma questão de saúde. Eu tinha pressão alta e melhorei com os exercícios”, conta José Caetano, que faz parte do grupo Razão de Viver, de Dois Unidos. Ao som da Orquestra Brasileira do Recife, que botou todo mundo para dançar ao som de clássicos do frevo, o grupo saiu do Marco Zero, passou pela avenida Alfredo Lisboa, ruas da Moeda, Madre de Deus, Apolo e praça do Arsenal. 

Para Edileusa Ferreira, de 59 anos, do grupo Bem Estar, a atividade física também contribui para melhorar a vida social. “Em vez de só ficar em casa, a gente sai, conhece gente, faz novos amigos. Eu sempre participo dos eventos”, garante a moradora do Ibura. O secretário de Esportes do Recife, George Braga, acompanhou o trajeto. “É muito gratificante ver toda essa animação dos idosos. Isso prova que não existe idade certa para se movimentar. Exercício é bom para todo mundo”, disse. Ao final da caminhada, o pessoal da boa idade ainda aproveitou para curtir os jogos de salão, como xadrez, gamão, damas e dominó.

 Lazer - Na manhã deste domingo (17), todo o entorno do Marco Zero fervilhava com muita animação. Basquete, handebol, badminton, brincadeiras para crianças, jogos de salão e a Ciclofaixa de Turismo e Lazer reuniam milhares de pessoas com um único objetivo: exercitar corpo e mente. O empresário Carlos Melo, conhecido como Cuscuz, pratica e produz eventos de patinação há mais de 30 anos. “Já patinei do Recife para Itamaracá e Porto de Galinhas, num percurso de seis horas e meia, e fiz maratona de resistência, chegando a 26h seguidas”, conta. Ele traz sempre a atividade para o Recife Antigo de Coração, todo último domingo do mês, e prestigia também a Virada Esportiva.