Secretaria de Segurança Cidadã

NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 17.05.16 - 16h53

Biblioteca Popular de Afogados completa um mês de funcionamento

Às quintas-feiras, uma escola municipal ou estadual visita o espaço, que recebe 50 pessoas por dia

 

A Biblioteca Popular de Afogados, um equipamento da Prefeitura do Recife, faz nesta quarta-feira (18), um mês de sua requalificação completa e tem muito o que comemorar. Cinquenta pessoas, em média, aproveitam o espaço diariamente, que agora conta com novo conceito - faz parte da Rede de Biblioteca pela Paz-  e funcionamento. Toda quinta-feira, por exemplo, o espaço recebe uma escola da rede municipal ou estadual do entorno para um Bibliotur. 

Na ação, as crianças têm a oportunidade de conhecer as atividades lúdicas oferecidas. Além de aprenderem o que é o espaço e como usá-lo. Na visita também são embutidas as boas práticas dentro da biblioteca e a importância do livro e da leitura como ferramenta de desenvolvimento intelectual, favorecendo uma cultura de paz. 

Ainda na atividade,  é escolhida uma temática de trabalho e são ofertadas atividades diversas, como contação de histórias, oficinas, cineminha, música, artes, entre outras. Após apresentação do acervo infantil, elas ficam à vontade para usá-los. 

"Ouvimos muito que a biblioteca está mais bonita, mais agradável, que foi um presente para a comunidade. Teve uma frequentadora que disse que queria morar aqui", conta a bibliotecária Tereza Marinho. 

Demandas espontâneas também são frequentes na Biblioteca de Afogados. Nesse primeiro mês, já teve um grupo de seis alunos da Escola Nossa Senhora de Fátima fazendo oficina de Redação, com o tema Trabalho Infantil. E roda de debate sobre "Que profissão eu quero ter?". 

Entre os livros mais procurados pelo público infanto juvenil estão Pinóquio, A hora do espanto, Diário de um banana, Harry Potter, Romeu e Julieta, livros de ficção e terror. O público adulto, por sua vez, recorre às prateleiras dos livros para concursos, de pesquisa, curiosidades, esportes e ficção estrangeira. 

Além dos quatro mil novos livros adquiridos para incrementar a Biblioteca Popular de Afogados (já tinham oito mil), mais de 1.500 foram doados pela população e estão passando pela triagem técnica. 

A Biblioteca Popular de Afogados faz  parte da Rede de Biblioteca pela Paz da Prefeitura do Recife  junto com as Bibliotecas Afrânio Godoy, do Compaz, e a Popular de Casa Amarela Jornalista Alcides Lopes. O foco da iniciativa é aproximar jovens e crianças a esses espaços de conhecimento e cidadania.