Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 17.05.17 - 16h53

Olha! Recife abre inscrições para passeios no rio e a pé

São três roteiros, um de catamarã e dois a pé, no sábado (20), domingo (21) e quarta-feira (24)

 

Recife Antigo, Circuito da Poesia e Palácio da Justiça. Esses são os temas dos passeios gratuitos do Olha! Recife programados para os próximos dias. No sábado (20), é dia de Olha! Recife no Rio, com um passeio de catamarã. Já no domingo (21) e na quarta-feira (24), os roteiros seguem a pé pela cidade, desvendando as histórias e causos do Recife.

Para o sábado e domingo, as vagas são abertas na sexta-feira (19). Já para o passeio da quarta-feira, as inscrições ficam disponíveis na segunda (22). Ambas acontecem por meio do site www.olharecife.com.br. São 100 vagas para o catamarã e o passeio sai do Cais das Cinco Pontas, às 9h. A pé, são 50 vagas cada um, saindo sempre do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), em frente a Praça do Arsenal. No fim de semana a saída está programada para às 9h e durante a semana, às 14h.

É importante que, ao se inscrever, o participante se programe para levar no dia do passeio, um quilo de alimento não-perecível. Tudo que é arrecadado é direcionado para instituições sem fins lucrativos.

Catamarã - O roteiro deste sábado passará por grande parte da extensão do Rio Capibaribe. O barco segue pela região central com um olhar para o conjunto arquitetônico e paisagístico que forma a cidade e margeia este que é o principal rio do Recife. Além disso, é possível ver pontes, monumentos, manguezais, o Porto do Recife e os espaços de cultura, gastronomia e lazer que formam o Recife Antigo.

Caminhada - No domingo, o tema é o Circuito da Poesia. O Olha! Recife vai passar pelas estátuas que homenageiam poetas que viveram e tiveram relação com a cidade em suas vidas e obras. Em tamanho natural, as esculturas do artista Demétrio Albuquerque estão em posições que interagem com os passantes. Serão contempladas 11 estátuas entre Antônio Maria, na Rua do Bom Jesus e  Ariano Suassuna, na Rua da Aurora. 

Já na quarta-feira, o protagonista é o Palácio da Justiça. No local, os visitantes poderão entrar e explorar todo o acervo artístico e arquitetônico. Além de visitar o equipamento, a caminhada passará pela Praça da República, um dos locais históricos mais significativos da cidade. Além do conjunto de obras que estão contidos nela, o entorno agrupa um cenário de tirar o fôlego, com prédios como o Palácio do Governo, o Liceu de Artes e Ofícios, o Teatro de Santa Isabel e o próprio Palácio da Justiça. É importante reforçar que para a visita ao Palácio, por regras do local, não é permitida a entrada de pessoas de bermuda, chinelo e camiseta regata.

 

Serviço:

 

Olha! Recife no Rio
Dia: 20/05

Hora: 9h
Tema: Ilha do Recife Antigo
Saída: Cais das Cinco Pontas (Bar do Catamarã) 


Olha! Recife a Pé

Dia: 21/05

Hora: 9h
Tema: Circuito da Poesia
Saída: Praça do Arsenal - CAT


Dia:24/05

Hora: 14h
Tema: Palácio da Justiça
Saída: Praça do Arsenal - CAT