Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 17.05.17 - 19h10

Recife discute prevenção em acidentes de trânsito

Promovido pela Secretaria de Saúde da capital e Compat, seminário faz parte dos esforços do movimento mundial Maio Amarelo

A Secretaria de Saúde do Recife, por meio da Diretoria Executiva de Vigilância à Saúde (Devs) da capital, em parceria com o Comitê de Prevenção de Acidentes de Trânsito (Compat), promove, nesta sexta-feira (19), a partir das 9h, no Forte das Cinco Pontas, o primeiro Seminário de Prevenção de Acidentes de Trânsito do Recife. O evento faz parte das ações do movimento mundial Maio Amarelo, nos moldes das bem-sucedidas campanhas contra o vírus HIV e o câncer de mama. O laço amarelo é o símbolo do movimento. O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, participará da abertura do seminário. A ideia é capacitar agentes dos vários órgãos que participam do programa Trânsito é Vida, da Prefeitura.

A Organização Mundial da Saúde definiu o período entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento no qual se baseou o esforço mundial surgiu a partir de um levantamento que constatou cerca de 1,3 milhão de mortes por acidentes de trânsito em 178 países, no ano de 2009, a nona causa de óbitos global.

O Brasil aparece em quinto entre os países recordistas em mortes no trânsito, depois de Índia, China, Estados Unidos e Rússia. A OMS alerta que, até em 2020, sem campanhas de conscientização, cerca de 1,9 milhão de pessoas pode morrer em acidentes nas estradas e ruas do mundo. Dirigir sob efeito de álcool, excesso de velocidade e falta de itens como capacetes, cintos de segurança e cadeirinhas estão entre os principais fatores de risco.

Blitz - Além do evento desta sexta-feira, haverá também uma blitz educativa neste domingo, entre 9h e 11h, próximo ao Segundo Jardim de Boa Viagem, com as participações da CTTU, agentes da Prefeitura do Recife e faculdades particulares.

 

ASSUNTOS: