Companhia de Trânsito e Transporte Urbano

NOTÍCIAS

Mobilidade | 17.05.17 - 17h45

Sistema para para emissão de Credencial de Estacionamento Especial beneficiou 14 mil pessoas no primeiro ano de funcionamento

Além do sistema, o atendimento presencial foi descentralizado, através de uma parceria com o Detran-PE
 
A Prefeitura do Recife, através da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), comemora, nesta quinta-feira (18), o primeiro ano do sistema de credenciamento e agendamento de atendimento para emissão de Credencial de Estacionamento Especial para idosos, pessoas com deficiência e gestantes domiciliados no município. A ação garantiu mais conforto e pontualidade no atendimento ao cidadão, tendo beneficiado cerca de 14 mil pessoas no último ano, o que significa uma média de 55 credenciais emitidas ou renovadas, diariamente. No mesmo período, o serviço de atendimento presencial também foi descentralizado, através de uma parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE),  que passou a emitir a credencial nos postos dos shoppings Recife e Tacaruna.
 
Para a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, o balanço do primeiro ano da ação é positivo tanto para os beneficiados como para a Autarquia de trânsito, que conseguiu otimizar os atendimentos. "O novo sistema se consolidou como uma ferramenta indispensável para assegurar um melhor atendimento para os idosos e pessoas com mobilidade reduzida. No último ano, conseguimos atender com bastante qualidade um número elevado de pessoas, além de dar novas opções de escolha ao público a partir da descentralização do atendimento, em parceria com o Detran-PE", afirmou.

Para realizar o agendamento do serviço, os cidadãos devem acessar o sistema através do link ou do site do Detran-PE (www.detran.pe.gov.br).  É importante destacar que, para garantir a agilidade do serviço, diminuindo o tempo no atendimento, é importante que o beneficiário, ou representante legal, realize o pré-credenciamento online e anexe todos os documentos necessários no sistema.  As credenciais seguem as determinações das resoluções 303 e 304 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e têm validade de dois anos para idosos e pessoas com deficiência definitiva, de um ano para pessoas com deficiência temporária e, no caso de gestantes, a validade é dada de acordo com o período da gestação.

As credenciais podem ser emitidas no edifício sede da CTTU, localizado na Rua Frei Cassimiro, 91, no bairro de Santo Amaro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Já as pessoas que escolherem buscar a credencial nos postos do Detran dos shoppings Recife e Tacurana, poderão agendar o atendimento de 9h às 21h, de segunda a sexta-feira, e de 9h às 15h no sábado.