Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Assistência Social | 17.05.18 - 14h50

Crianças, jovens e idosos iniciam atividades esportivas gratuitas através de parceria entre PCR e Santa Cruz

img_alt

Público em situação de vulnerabilidade social terá acesso a aulas de natação, hidroginástica, futsal, futebol de campo e handebol no Arruda (Foto: Carlos Augusto/PCR)

 

Cerca de 350 crianças, adolescentes, jovens e pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social vão poder participar de atividades de convivência e praticar atividades esportivas no Estádio do Arruda, gratuitamente, a partir desta quinta-feira (17), quando a Prefeitura do Recife e o Santa Cruz iniciaram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) no clube. A Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife (SDSJPDDH) já tem parceria semelhante com o Clube Náutico Capibaribe, Sport Club do Recife e Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).
 
O coordenador do SCFV do Recife, Edson Lima, explicou que crianças, adolescentes e jovens de 6 a 17 anos, além de pessoas com mais de 60 anos atendidas pela Secretaria Executiva de Assistência Social do Recife, poderão fazer aulas de natação, hidroginástica, futsal, futebol de campo e handebol no Santa CruzO público também poderá participar de palestras, dinâmicas de grupo, encontros familiares, debates ligados à cultura e aos direitos humanos, aulas de dança e outras atividades de convivênciaque serão propostas pelo SCFV da PCR. A capacidade de atendimento será de 350 pessoas. Até o momento, mais de 200 famílias já estão inscritas para as atividades no Arruda – a maior parte delas moradora de bairros próximos ao clubeTiveram início as aulas de futsal, natação e hidroginástica.
 
Estiveram presentes no lançamento do SCFV do Santa educadores sociais e participantes do SCFV do Sport, Náutico e AABB, para dar depoimentos sobre suas experiências. Os relatos empolgaram a dona de casa Cleide Santana, 62 anos, que começou a fazer hidroginástica no Estádio do Arruda, duas vezes na semana, depois de toda uma vida sedentária. “Esta é a primeira vez na vida que estou tendo a oportunidade de fazer atividade física. Estou amando as aulas de hidroginástica. Fui muito bem recebida, o professor ensina bem e estou fazendo novos amigos. Agradeço demais pela oportunidade”, disse a senhora, que é moradora da Campina do Barreto.
 
A secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna, ressaltou a importância da parceria com o Santa Cruz. “Hoje é dia de celebração. Agradecemos ao Santa por ter aberto as portas pro Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Prefeitura do Recife. O poder público não tem como dar conta de tudo sozinho; por isso é tão importante firmarmos parcerias como esta. Sabemos que o esporte proporciona qualidade de vida e também é um meio de inclusão social. No SCFV, a prática esportiva é utilizada como um meio de fortalecer os vínculos familiares”, explicou a gestora.
 
O vice-presidente do Santa Cruz, Tonico Araújo, destacou a importância que o clube dá à inclusão social. “O Santa é um clube de inclusão. Precisamos da inclusão social para que possamos ter uma sociedade mais justa. Ficamos muito honrados em aumentar a participação da Prefeitura do Recife nos nossos projetos sociais”.
 
COMO PARTICIPAR - Os interessados em participar do SCFV do Recife devem procurar o Centro de Referência ou Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Cras e Creas) mais próximo de sua casa. Os endereços e telefones dos 16 equipamentos da Prefeitura do Recife estão disponíveis no site da PCR.
 
O público prioritário do SCFV são pessoas com vivência de violência e/ou negligência; fora da escola ou com defasagem escolar superior a dois anos; em situação de isolamento; em cumprimento ou egressos de medidas socioeducativas, entre outros. Quem quiser mais informações sobre o SCFV, que é previsto na Política Nacional de Assistência Social, pode ligar para o telefone 3355-8040 ou se dirigir à SDSJPDDH, no 6º andar do edifício-sede da PCR, no Cais do Apolo.
 
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA Vinculado à SDSJPDDH, o SCFV do Recife atende, atualmente, mais de 1.500 pessoas, sendo 1.180 crianças e jovens, além de 350 idosos; todos usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Eles participam de atividades culturais, de lazer e esportivas no Náutico, Sport, AABB, nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), nos Centros Comunitários da Paz (Compaz do Cordeiro e do Alto Santa Terezinha), em algumas unidades de ensino, entre outros espaços.
 
Desde 2013, cerca de cinco mil usuários da política pública de assistência social da capital pernambucana foram atendidos no SCFV do Recife. O público-alvo do SCFV são pessoas em condições sociais, educacionais e econômicas vulneráveis, incluindo alguns jovens cumprindo medidas socioeducativas, em situação de acolhimento ou com defasagem escolar superior a dois anos.
 
O SCFV atua em três eixos: convivência social, direito de ser e participação. São oferecidas atividades esportivas, palestras, danças contemporâneas, artes, visitas a pontos turísticos e museus, entre outras ações de integração e promoção da autoestima; tudo sob supervisão e acompanhamento de cerca de 30 profissionais, entre técnicos, educadores e orientadores sociais. O principal objetivo da Prefeitura com essas ações é buscar o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários dessas pessoas, através de práticas e vivências que estimulem o aprendizado e o respeito ao próximo.