Fundação de Cultura Cidade do Recife

NOTÍCIAS

Cultura | 17.05.18 - 17h13

Fim de semana com frevo, artes visuais e brincadeiras para os recifenses

img_alt

Festival Nacional do Frevo, aniversário do Santa Isabel, atividades da 16ª Semana de Museus e A Incrível Máquina de Leitura estão entre os destaques da intensa programação cultural gratuita oferecida nos equipamentos públicos da cidade. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ArquivoPCR)

 

Neste fim de semana recifense, cultura é palavra de ordem. Já a partir da sexta-feira (18), uma diversificada e intensa programação gratuita será oferecida em equipamentos públicos mantidos pela Prefeitura do Recife, nos parques e até Mata Atlântica adentro.
 
Amanhã (18), é dia de frevo e do Teatro de Santa Isabel. A partir das 19h, o Compaz do Alto de Santa Terezinha recebe a segunda eliminatória do Festival Nacional do Frevo. Irão se apresentar oito candidatos, acompanhados de coral feminino e da orquestra regida pelo consagrado maestro Edson Rodrigues. A programação é gratuita e aberta ao público.
 
No Teatro de Santa Isabel, amanhã será dia de festa. Para celebrar os 168 anos de um dos mais antigos e bonitos equipamentos culturais do país, a Banda Sinfônica do Recife vai realizar um concerto gratuito e aberto ao público, a partir das 20h, com Lenine, Chico Science e frevo no programa. Para participar, basta chegar uma hora antes do início da apresentação e retirar o ingresso na bilheteria do teatro.
 
De sábado (19) a domingo (20), a 16ª Semana de Museus entra na reta final. Dentro da Programação, o Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães (MAMAM) sediará, no sábado (19), das 14h às 20h, o evento Entre lanças e contas com oficinas, rodas de diálogo e feira, e participação de artistas, artesãos e músicos, para tratar de arte e cultura dos povos negro e indígena e da produção simbólica que demarca a etnia, a identidade e o território. A entrada é gratuita. Além disso, a exposição Tempos de Conectividade encerra no domingo, abordando a ideia de museus hiperconectados e buscando abarcar novos públicos, com performances de Sandra Cinto e Daniel Santiago. Das 13h às 17h.
 
No Museu da Cidade do Recife, a programação contempla toda a família. Até domingo (20), a atividade O Forte e o Tempo será oferecida, estimulando os visitantes a interagir com a fortaleza de uma maneira leve e criativa, participando de um jogo que tem como objetivo a criação de um forte subjetivo. No sábado (19), às 10h, uma oficina de colagem convidará os participantes a criar monstros marinhos. Às 15h, o artista Victor Vasconcelos vai ensinar a confeccionar peças de artilharia militar lúdicas, feitas de bola de encher na oficina ARTElharia. Serão oferecidas 20 vagas para crianças a partir de 10 anos. A inscrição deve ser feita pelo e-mail: educativomcr@gmail.com. No fim de semana, o museu funciona das 9h às 17h. O acesso é gratuito.
 
Já no Museu Murillo La Greca, os visitantes podem conferir a Mostra Coletiva de Artes Visuais Vetores, que reúne os trabalhos de nove artistas, promovendo um encontro panorâmico e quase cartográfico de linguagens diversas. O museu abrirá no sábado (19), das 15h às 18h. Além disso, no sábado, a Escola Livre de Imagem, com o apoio do Museu Murillo La Greca, promove mais um encontro aberto ao público. O primeiro Caminhos para a Imagem do ano vai ser um bate-papo com o fotógrafo João Urban, um dos mestres da fotografia brasileira. Ás 16h.
 
No sábado, o Paço do Frevo convida para mais uma edição do Sábado no Paço, com a apresentação do espetáculo “Meia Noite”, interpretado por Orun Santana, filho do Mestre Meia-noite. O solo acontecerá às 16h, na Praça do Frevo (3º andar), com acesso incluso no valor do ingresso.
 
Também por conta da Semana dos Museus, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer promove o Olha! Recife de ônibus visitando importantes equipamentos culturais da cidade. As inscrições para as programações abrem nesta sexta-feira (18), a partir das 9h através do site www.olharecife.com.br.
 
Na Zona Sul, a Galeria Janete Costa, equipamento cultural da Prefeitura do Recife, localizado dentro do Parque Dona Lindu, prorrogou a temporada da exposição gratuita Cativa [A natureza da natureza], da artista Flora Assumpção, que discute a relação do homem com a natureza. A galeria funciona no sábado, das 14h às 20h e no domingo, das 15h às 19h. A mostra encerra no próximo dia 3 de junho.
 
No Recife Antigo, ler é a pedida para todo o fim de semana. O projeto A Incrível Máquina dos Livros estará no Recife, no sábado (19) e no domingo (20), das 11h às 20h e na segunda-feira (21), das 9h às 18h, no Boulevard Rio Branco, Marco Zero. Basta levar um livro novo ou usado em boas condições (não pode estar rasgado ou riscado), inserir na máquina e trocar por outro. Cada pessoa pode colocar até, no máximo, três livros. A Iniciativa é da Infinito Cultural com apoio da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e da Prefeitura do Recife.
 
No Sítio Trindade, o Projeto Ação Social será realizado no sábado pela manhã, oferecendo serviços de saúde, educação, cidadania e lazer gratuitamente. A novidade desta edição será a apresentação circense Teatro Aéreo da Cia Lírica no Ar, espetáculo Essas Histórias de Você.
Para quem quiser curtir um fim de semana ecológico, a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente oferece oficina de papel no Econúcleo do Parque da Jaqueira, no sábado. E trilha cega no Jardim Botânico, no Curado, Zona Oeste da cidade, entre outras atividades. Confira a programação completa:
 
Confira a programação completa para este final de semana:
 
Jardim Botânico
Sábado (19):
09h00 – Caminhando e descobrindo: folhas, texturas e solos
09h30 – Rimas com a natureza
1100h – Oficina de banco de garrafa PET”
14h00 – Oficina de mudas
14h40 – Jogo ambiental: “Recife Sustentável”
15h10 – Vivências ambientais musicais
 
Domingo (20):
9h – Caminhada ecológica: trilha cega
10h – Oficina de teatro: jogos teatrais
11h – Oficina de RAP: RAPensando a natureza
14h – Vivências ambientais: “Descubra quem sou: jardim fitoterápico”
14h40 – Vivências ambientais musicais
15h10 – Oficina de Percussão Corporal
 
Econúcleo Jaqueira
Sábado (19):
09h00 - Apresentação com fantoches
09h30 - Caça ao tesouro + Arte no meio
10h10 - Vivências ambientais de expressão corporal
11h00 – Oficina com resíduos sólidos
14h - Contação de história “Vila Sapoti”
15h10 – Jogo Meio Ambienta Criativo
16h00 - Oficina de brinquedos com jornal e papel usado
 
Domingo (20):
09h00 - Meditação com o grupo Sahaja Yoga
09h30 – Apresentação com fantoche
10h10 – Oficina de malabares
11h00 - Oficina de Xilogravura
14h00 -  Apresentação com fantoches
14h30 - Sala de jogos digitais
15h10 – Oficina de brinquedos com resíduos sólidos
16h00 - Contação de história “Vila Sapoti”