Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 17.06.16 - 14h07

Domingo (19) tem Procissão dos Santos Juninos em Casa Amarela

img_alt

Celebração completa 10 anos de existência. Concentração acontece no Morro da Conceição, às 17h (Foto: Andréa Rego Barros/PCR)

 

Neste domingo (19) o bairro de Casa Amarela sedia a 10ª edição da Procissão dos Santos Juninos. A concentração é no pátio da Igreja do Morro da Conceição, a partir das 17h, de onde o cortejo sai com destino ao Sítio Trindade, passando pela Rua da Harmonia e Estrada do Arraial. A expectativa é de que a procissão inicie o seu percurso às 18h. A iniciativa é da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife. 

Vinte bandeiras de vários municípios da Região Metropolitana do Recife participam do cortejo. A Bandinha 19 de fevereiro acompanha a procissão na primeira etapa do trajeto, na descida do Morro da Conceição, junto com os integrantes da Associação dos Bacamarteiros de Pernambuco e da Banda Vereda Tropical tocando hinos sacros. Eles acompanham o andor com as imagens de São João, Santo Antônio, São Pedro e São José. Este último integra a romaria por marcar o período do plantio do milho. Ao descer o morro, a procissão será conduzida pela Forróvioca, que será animada pelo Trio Pé de Serra Forró Luado até o Sítio Trindade. 

SINCRETISMO – Momento de fé, a Procissão dos Santos costuma reunir diversos profissionais envolvidos no ciclo junino, que aproveitam para agradecer e celebrar as conquistas obtidas neste período do ano. Um ponto importante a destacar é a louvação ao orixá Xangô, que também acontece durante a procissão. Representado através da figura de São João, está entre os elementos que caracterizam o ciclo como um momento de respeito às diversidades e de sincretismo religioso.

 

Confira o roteiro:

17h - Concentração no pátio da Igreja do Morro da Conceição

        Missa

18h - Saída do Morro da Conceição, seguindo pela Rua da Harmonia e Estrada do Arraial

19h - Chegada ao Sítio Trindade - Festejo dos Santos

 

SERVIÇO:

Procissão dos Santos Juninos

Quando: domingo, 19 de junho

Horário: a partir das 17h

Concentração no Pátio da Igreja da Conceição, Morro da Conceição, Casa Amarela, Recife.