Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 17.06.16 - 15h01

Mutirão de serviços integrados Recife em Ação chega à Linha do Tiro

img_alt

Prefeito Geraldo Julio participou do mutirão que ofertou serviços e obras para a Zona Norte da cidade (Foto: Andréa Rego Barros/PCR)

 

A Prefeitura do Recife promoveu, na manhã desta sexta-feira (17), mais uma edição do mutirão de serviços integrados Recife em Ação, dessa vez no bairro da Linha do Tiro, Zona Norte do Recife. O prefeito Geraldo Julio conferiu de perto os serviços de Saúde, Cidadania, Manutenção e Limpeza Urbana, Defesa Civil e muitos outros que foram ofertados à população da Zona Norte. 

"Mais um grande mutirão que estamos fazendo aqui na Linha do Tiro. A Emlurb está nas ruas cuidando da parte de drenagem, limpeza, remoção de entulhos e nós temos também um grande mutirão da questão do Aaedes aegypti onde visitaremos 1500 casas nessa sexta e sábado, aqui na Linha do Tiro e bairros da redondeza. Aqui a gente está também emitindo documentos como carteira de identidade, certidão de nascimento, fazendo exames de hipertensão e  diabetes. São mais de 3 mil pessoas que são atendidas num mutirão como esse", disse o prefeito Geraldo Julio. 

O prefeito assinou a ordem de serviço para a recuperação da escadaria da Rua Santo Amaro, no Córrego da Jaqueira, cujo investimento é de R$ 16,7 mil. A Emlurb iniciou também a requalificação da iluminação pública do Campo da Linha do Tiro. O serviço contará com a implantação de três postes e seis refletores.

Para melhorar o escoamento das águas da chuva, a Emlurb está executando serviços de drenagem na área com limpeza de galerias, canal e reposição de pré-moldados em diversas ruas da comunidade. Também foram mobilizadas equipes para a execução de tapa-buraco. O trabalho será realizado na Avenida Operário, Rua Córrego da Jaqueira, Rua Uriel de Holanda, entre outras. A Emlurb também está realizando a requalificação de duas praças no bairro, e um mutirão de limpeza e recolhimento de entulhos mobilizando mais de 60 homens. 

O Recife em Ação dessa sexta contou também com a ação Saúde em Todo Lugar e o mutirão de combate ao Aedes aegypti, da Secretaria de Saúde do Recife. Foram feitas a aferição da pressão arterial, teste de glicemia e orientações sobre prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), com distribuição de preservativos e materiais educativos. Também foram abordados os cuidados com a Saúde Bucal e distribuídos kits de higiene. As equipes de dentistas e técnicos farão atendimento odontológico. 

Serão realizados ainda, exames de mamografia, citologia, emissão de cartão SUS, atendimento clínico, vacinação, testagem rápida HIV/Sífilis, orientações sobre arboviroses com distribuição de hipoclorito e materiais educativos sobre os cuidados para evitar os focos do mosquito Aedes aegypti. Já a ação dos 28 agentes de saúde ambiental que estarão em campo inclui o tratamento e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya e tem a meta de visitar 1500 imóveis. 

O mutirão teve ainda a retirada de segunda via de documentos, como RG e Certidão de Nascimento e a inscrição no Cadastro Único do Bolsa Família. Também estiveram à disposição dos moradores da Linha do Tiro e demais bairros do entorno a Sala do Empreendedor, orientando sobre empreendedorismo e economia criativa, orientação porta a porta, vistorias e colocação de lonas plásticas por parte da Defesa Civil. A Secretaria Executiva de Direito dos Animais também realizou panfletagem sobre Direitos dos Animais e distribuiu rações. 

A moradora Dolores Nazaré da Cruz procurou o mutirão para retirada de documentos e acabou fazendo exames preventivos que estavam sendo ofertados. "Eu vim aqui para tirar a segunda via da identidade e agora vou ver como está minha pressão. Achei legal e fui bem atendida aqui", disse.