Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 17.06.16 - 18h12

Projeto Transforma Recife chama atenção de mais uma cidade brasileira

img_alt

Depois de implantado em Petrópolis (RJ) e Campinas (SP), a diretora presidente do Parque Social de Salvador, Rosário Magalhães, esteve reunida com o prefeito Geraldo Julio para conhecer a iniciativa recifense (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

Na tarde desta sexta-feira (17), o prefeito Geraldo Julio recebeu em seu gabinete a visita de Rosário Magalhães, diretora-presidente do Parque Social, uma organização sem fins lucrativos que atua com entidades do terceiro setor da cidade de Salvador (BA). No encontro, a empreendedora social conheceu o projeto de voluntariado Transforma Recife e também o Porto Social, iniciativa apoiada pela Prefeitura do Recife que tem como objetivo incentivar e capacitar novas empresas e projetos com foco no empreendedorismo social. As cidades de Petrópolis (RJ) e Campinas (SP) já copiaram o modelo do Transforma Recife e a prefeitura de Salvador está interessada em aplicar o Transforma soteropolitano.

"Fico muito feliz de ver que o Transforma Recife, que já vem mudando a realidade de instituições beneficentes da nossa cidade e, consequentemente, mudando a vida dos recifenses que são atendidos por essas entidades, está sendo levado para outros municípios. Com isso, brasileiros de outras cidades estão sendo ajudados com um modelo que surgiu aqui", afirmou Geraldo Julio.

Na visita ao Recife, Rosário Magalhães também conheceu a ONG Saber Viver, na Ilha de Deus, que foi completamente impactada pelo Transforma Recife e o voluntariômetro, ao lado do coordenador do projeto, Fábio Silva. Ela falou da satisfação em conhecer os projetos e elogiou a iniciativa da gestão, que tem como objetivo disseminar cada vez mais o pensamento voluntário na cidade. "É muito bom estar aqui em Recife conhecendo as experiências do Transforma Recife e do Porto Social. Esses projetos mostram que é possível se articular e se engajar em torno da causa social, e quem trabalha com o lado social sabe que as dificuldades são grandes e é importante somar esforços. A Prefeitura do Recife está de parabéns por implementar esses projetos, que com toda certeza vão modificar positivamente a vida de muitas pessoas da cidade", declarou.

O projeto Transforma Recife, que completou um ano de atuação em março deste ano,  é a primeira plataforma digital de voluntariado do Brasil lançada por uma prefeitura, que hoje também conta com parcerias internacionais.  Com mais de 400 entidades cadastradas, 74 mil voluntários, e um somatório de 480 mil horas de trabalho voluntário,  a rede também serviu de modelo para as cidades de Campinas (SP) e Petrópolis (RJ), que implantaram o projeto e também já possuem marcas de sucesso em seus municípios. Já o Porto Social reúne empresários e poder público para, a cada ano, viabilizar projetos sociais que estão sendo mentoriados e capacitados para ampliar suas áreas de atuação e transformação comunitária.  O edital de convocação para as ONGs interessadas em fazer parte do Porto Social foi lançado no mês de abril e a incubadora já está em funcionamento.