NOTÍCIAS

Cultura | 17.07.14 - 08h28

PCR planta árvores no Buriti através de projeto de compensação ambiental

Plantio das árvores, adquiridas por construtora, acontece no Dia da Proteção das Florestas

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife (SMAS) promove, nesta quinta-feira (17), no Dia da Proteção das Florestas, às 9h, o plantio de 21 mudas de árvores na Academia da Cidade do Buriti, Zona Norte do Recife. São ipês-amarelos, amesclas-de-cheiro, angelins, craibeiras, ipês-rosas, abricós-de-macaco e felícios, adquiridos por uma construtora através de projeto de compensação ambiental.

Ao todo, o projeto prevê o replantio de 1.166 mudas, além de grama. Dessas, 951 foram plantadas pela construtora em Boa Viagem. Semana passada, a Academia da Cidade de Roda de Fogo, na Zona Oeste do Recife, recebeu outras 68.

O gerente de controle ambiental da secretaria, Ismael Cassimiro, esclarece que a Lei 17.666/2010, que trata da arborização urbana no Recife, determina o replantio de pelo menos duas árvores para cada uma erradicada. Segundo ele, a construtora usou no projeto uma proporção quatro vezes superior. Ou seja, para cada árvore erradicada estão sendo plantadas oito.

Ilhas de calor - A Prefeitura do Recife mapeou a cidades e vai usar o plantio de árvores para combater as ilhas de calor formadas devido ao intenso processo de urbanização. No início de junho, o prefeito Geraldo Julio assinou a ordem de serviço para o plantio de 30 mil mudas. Desse total, a meta é efetivar 10 mil ainda este ano. Dezessete bairros, distribuídos nas seis RPAs, foram definidos como prioritários e um esquema para execução já foi delineado. A ideia é atacar diferentes pontos do município, disseminado também uma nova cultura junto à população.

Serviço

Pauta: Plantio de mudas no Dia da Proteção das Florestas
Data: Quinta-feira, 17 de julho
Hora: 9h
Local: Academia da Cidade do Buriti. Rua Martin Lynch (indo pela Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar entra à direita no Elevadores Wollk)