NOTÍCIAS

Juventude | 17.07.15 - 11h08

Inscrições para cursos profissionalizantes do segundo semestre de 2015 seguem até quarta (22)

Aulas acontecerão em 17 escolas profissionalizantes mantidas pela Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional, a partir do dia 4 de agosto

 

Seguem até quarta-feira (22) as inscrições para os cursos profissionalizantes do segundo semestre de 2015 oferecidos pela Prefeitura do Recife. Por meio da Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional, estão sendo ofertados 46 cursos nas áreas de idiomas, higiene e beleza, vestuário, turismo, artesanato, alimentação, saúde, administração e construção civil. As aulas acontecerão nas 17 escolas profissionalizantes mantidas pela pasta, a partir de 4 de agosto. Iniciadas na última sexta-feira (10), as inscrições deverão ser feitas apenas pelo site www.qualificarecife.com.br.

Todo o processo de inscrição é feito apenas pela internet e a garantia da vaga acontece por ordem cronológica. Neste primeiro semestre de 2015, mais de 2.500 pessoas concluíram suas qualificações. De acordo com o secretário de Juventude e Qualificação Profissional do Recife, Jayme Asfora, os investimentos realizados na estruturação dos cursos e das escolas e as reformulações pedagógicas implantadas reduziram a evasão de 60% para 35% no comparativo entre o último semestre de 2014 e o primeiro de 2015. 

Desta vez, a secretaria está implantando outra novidade: a realização de duas chamadas para alguns cursos no mesmo semestre. “Para aqueles cursos que têm uma carga horária menor e acabarão até o final de setembro, como os de informática básica, artesanato e solda elétrica, abriremos novas inscrições em outubro. Ou seja, teremos mais mil vagas disponíveis para os recifenses, além das 3 mil que estão sendo oferecidas agora”, explica Asfora. 

No total, neste segundo semestre de 2015, a Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional irá qualificar mais de 5 mil pessoas, uma vez que mais de 900 alunos que concluíram o primeiro módulo de uma série de cursos, no semestre passado, irão participar agora do segundo módulo. “Participar desses cursos permite que essas pessoas mantenham os seus empregos ou conquistem um novo. Então, se a importância desses cursos já é grande em um momento onde o emprego está em um nível normal, ela é muito maior em um período de crise onde a economia está caindo e o emprego está diminuindo”, avalia o secretário.