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Assuntos Jurídicos | 17.07.20 - 14h29

Procon Recife inicia nesta segunda-feira (20) audiências de conciliação por videoconferência

A mediação integrará conciliador, consumidor e fornecedor em tempo real

A partir desta segunda-feira (20), o Procon Recife começa a realizar audiências de conciliação por videochamada. A conferência irá integrar conciliador, consumidor e fornecedor em tempo real, sendo gravada e transformada em arquivo virtual para ser anexada ao processo como peça de conciliação. Dessa forma, o Procon Recife volta a dar andamento aos processos sem a necessidade do consumidor se deslocar para uma das unidades físicas do Procon Recife.

Mais de 400 audiências foram adiadas pelo Procon Recife para minimizar os riscos de contaminação causados pelo novo coronavírus. O órgão está entrando em contato com os consumidores e reagendando as audiências no formato virtual para a solução das reclamações.

Segundo a Presidente do Procon Recife, Ana Paula Jardim, a videoconferência será uma ferramenta muito importante. “Neste período da pandemia irá se tornar cada vez mais comum. A audiência on-line vai evitar deslocamentos, contaminações, reduzir custos e proporcionar maior segurança à saúde de todos que participam do processo”, ressalta. 

Além dos recifenses, o consumidor turista também é beneficiado com essa forma, porque mesmo depois que retorne à cidade residente, o consumidor turista que registrou reclamação no Procon Recife tem a garantia de que seu processo terá continuidade e pode ser acompanhada de onde estiver. Segundo a Presidente, a audiência virtual representa ganho também para o meio ambiente, já que não há utilização de papel.

No ano passado, foram realizadas 3.292 audiências presenciais de conciliação, grande parte com solução satisfatória para os consumidores.

 

Serviço

Para esclarecer dúvidas, abrir reclamações ou registrar denúncias basta contatar o Procon por meio do email procon@recife.pe.gov.br ou através das redes sociais @proconrecife no instagran e Procon Recife no facebook. Pode abrir reclamação virtual o consumidor que residir em Recife ou ser turista em trânsito.