Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 17.08.16 - 20h02

Representantes do Ministério Público conhecem o Hospital da Mulher do Recife

img_alt

Equipamento foi avaliado como uma grande conquista para os usuários do SUS municipal (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

A promotora de Saúde do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Helena Capela, acompanhada do promotor de Justiça também do MPPE, Édipo Cavalcanti Filho, foram recebidos nesta manhã de quarta-feira (17), no Hospital da Mulher do Recife, para uma visita guiada de conhecimento da unidade. O secretário de Saúde da capital, Jailson Correia e a diretora da Unidade, Isabela Coutinho, apresentaram os dados de funcionamento do HMR, que chega a pouco mais de três meses da entrega à população recifense, com 50 mil procedimentos realizados – entre partos, cirurgias, exames e consultas.

Para exemplificar o impacto positivo para a saúde das recifenses, o secretário de Jailson Correia destacou que, com a operacionalização da unidade, a fila de espera para realização de ultrassonografia, por exemplo, reduziu de 48 mil usuárias para 8 mil, entre outros serviços que também tiveram redução da fila. “Esse é o maior equipamento já construído na história da PCR e não deixa a deseja a nenhum hospital de grande porte, sem contar com todos os benefícios para a qualidade de vida das recifenses”, falou Correia.

“Mesmo tendo acompanhado os noticiários sobre o Hospital da Mulher, ainda fiquei surpresa com as excelentes condições físicas e estruturais da unidade. O equipamento traz avanços preconizados pela Organização Mundial de Saúde como o parto humanizado e o Centro de Atenção à Mulher Vitima de Violência, colocando o Hospital como uma grande conquista para os usuários do SUS municipal e para Pernambuco”, avaliou a promotora Helena Capela. “Pude constatar tudo pessoalmente e fico contente que o município conta com um hospital como esse”, acrescentou. “

O Promotor de Justiça que também é coordenador de Apoio às Promotorias de Justiça e Defesa de Saúde do MPPE, Édipo Cavalcanti Filho, também elogiou a estrutura do HMR e colocou a parceria do Ministério Público à disposição da Prefeitura do Recife para que o equipamento continue prestando um serviço de qualidade à população. “A Prefeitura fez o dever de casa”, afirmou.

Além da diretoria do Hospital da Mulher, que tem a gestão da Organização Social do Hospital de Câncer de Pernambuco, as secretárias executivas municipais de Atenção à Saúde, Eliane Germano, e de Regulação, Fernanda Casado, e a assessora jurídica, Luciana Caúla, acompanharam a visita.