Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 17.08.17 - 17h43

Hospital da Mulher abre serviço para a mãe trabalhadora

Funcionárias passam a contar com espaço para ordenhar e armazenar o leite materno

Dentro da programação do Agosto Dourado – mês de incentivo ao Aleitamento Materno -, o Hospital da Mulher do Recife, no Curado, inaugurou nesta quinta-feira (17), a Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora. No espaço, a funcionária que estiver amamentando poderá fazer a ordenha e o armazenamento do leite materno. “É um ambiente equipado, tranquilo e seguro para fazer o alívio das mamas e o estoque do leite. Damos toda a orientação e incentivo às mães que tem seus bebês em nossa maternidade. Agora, estamos apoiando também as funcionárias, no retorno da licença maternidade”, ressaltou Isabela Coutinho, diretora geral da Unidade da Prefeitura do Recife.

 “A ideia é que, ao final do expediente, essa mãe leve o leite para casa e o armazene, para que o leite seja oferecido ao bebê quando ela estiver trabalhando”, explicou Manoel Adauto, supervisor do Banco de Leite do HMR. Coordenadora do Aleitamento Materno da Secretaria de Saúde do Recife, Lúcia Trajano, participou da abertura do serviço e elogiou a iniciativa. “Com o Hospital da Mulher, já são três as maternidades municipais a terem a sala implantada”, afirmou ela. 

O espaço conta com freezer, cadeiras e todo material necessário para o aleitamento materno, inclusive, potes de vidro para armazenar o leite e bolsas térmicas que possibilitam o transporte do produto até a casa das funcionárias. A enfermeira Ana Paula Henrique de Arruda, mãe de Ana Katarina, de sete meses, comemorou. “Quando voltei da licença, ainda não tinha a sala, mas a equipe do Aleitamento Materno me deu todo o apoio e incentivo para a amamentação. Agora, vai ficar melhor ainda”, afirmou. Para a coordenadora de sistemas, Natália Pessoa Ribeiro, grávida de oito meses e futura mãe de Bernardo, o serviço facilitará muito no retorno da licença maternidade “Hoje, já recebo orientação da equipe sobre amamentação. E vou voltar a trabalhar tranquila sabendo que posso contar com esse espaço. Espero ter leite para dar ao meu filho e também para doar”, completou.

Unidade da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher do Recife está sob administração do HCP Gestão.