Secretaria de Política Urbana e Licenciamento

NOTÍCIAS

Política Urbana | 17.08.17 - 11h48

PCR dá início à capacitação dos ambulantes do Cais de Santa Rita

img_alt

A iniciativa faz parte da preparação dos trabalhadores que receberão os boxes da primeira etapa do centro comercial do Cais (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Os comerciantes que atuam no Cais de Santa Rita já começaram a ser preparados para a abertura do centro comercial instalado no Cais, que deve acontecer em setembro. Teve início na quarta-feira (16) uma capacitação para os 38 ambulantes cadastrados que vão receber os boxes da primeira etapa do equipamento, onde vai funcionar uma praça de alimentação. Durante os quatro dias, com um total de 16 horas/aula, os participantes vão ter acesso a conteúdos sobre higiene, marketing, vendas e gestão financeira. A ação acontece graças a uma parceria firmada entre a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife (Semoc) e o Centro Universitário Joaquim Nabuco, responsável pelos cursos.

A inauguração do centro comercial do Cais de Santa Rita vai viabilizar o início do processo de ordenamento do bairro de São José, especialmente no entorno do mercado, uma vez que os ambulantes sairão das ruas e calçadas e passarão a atuar em um local específico para o comércio. O objetivo é melhorar a mobilidade da população e dar mais qualidade de trabalho aos vendedores, que vão ter locais organizados para trabalhar.

Para a gerente de Planejamento da Semoc, Simone Murua, além da qualificação do espaço dos comerciantes, é fundamental melhorar também as condições de trabalho de todos eles. “Com esse curso, estamos possibilitando que o serviço prestado à população seja muito melhor. Além de entregar o equipamento novo, é fundamental envolver as pessoas no projeto e dar condições para eles administrarem melhor os seus negócios”, afirma.

A primeira etapa do equipamento terá cerca de 40 boxes de alimentação. Nas outras duas etapas, serão cerca de 390 bancas e boxes de roupas, feira de frutas e verduras, fiteiros, estivas e alimentos como grãos, charque e frios em geral. No Centro do Recife, além do novo centro comercial do Cais de Santa Rita, está em fase de conclusão a obra do anexo do Mercado de São José, que vai abrigar cerca de 100 ambulantes que vendem ervas medicinais no entorno no Mercado de São José. Em 2016 e 2017, já foram entregues as Feiras Novas de Água Fria, Afogados e Nova Descoberta, beneficiando mais de 650 comerciantes.