Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 17.08.18 - 12h41

Recife ganha nova unidade de saúde

img_alt

Prefeito Geraldo Julio entregou nesta sexta-feira (17) a USF Santo Amaro III, que deve atender cerca de 3.000 usuários. O equipamento é fruto de uma reivindicação da população, que havia solicitado o desafogamento de outras unidades do bairro (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

A manhã desta sexta-feira (17) foi de muita alegria e animação em Santo Amaro. Os moradores do local comemoraram a entrega da Unidade de Saúde da Família (USF) Santo Amaro III, equipamento que resultou do desmembramento da USF Santo Amaro I, com o intuito de desafogar o atendimento na unidade já existente e assim poder acolher de forma mais satisfatória usuários e profissionais. O prefeito Geraldo Julio entregou o equipamento, que é gerido através de uma cogestão com o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP). O investimento total foi de R$ 345 mil, entre obra, equipamentos e mobiliário.

“São mais de 160 unidades, entre novas construções e requalificações. Hospital da Mulher, Upinhas, UPA-Especialidades, maternidades reformadas e agora a construção da Unidade de Saúde da Família Santo Amaro III. Equipamentos novos, mobiliário novo e uma estrutura adequada com aquilo que o povo do Recife merece. Aqui os profissionais vão poder trabalhar em melhores condições e oferecer um atendimento de saúde de qualidade, que é um desafio em todo Brasil. No Recife estamos priorizando isso, chegando a 200 milhões de reais em investimentos somente na área da saúde”, pontuou o prefeito Geraldo Julio.

Na unidade, os beneficiários vão poder contar com uma estrutura que segue o padrão de qualidade da gestão, atendendo também às exigências que estabelece a legislação sanitária para instalação de estabelecimentos assistenciais de saúde. Recepção, sala de espera, sala de vacina, farmácia, sala de agentes comunitários, consultório médico, de enfermagem, consultório odontológico, salas para curativos e procedimentos, sala de reunião, esterilização, expurgo, copa, depósito de material de limpeza e sanitários, tudo novo, garantindo um melhor acolhimento de pacientes. A nova estrutura também oferece condições ideais para desenvolvimento das ações da estratégia de saúde da família, atendendo de forma humanizada e garantindo conforto e segurança para equipe e população. 

“Estou encantado com o espaço. Antes era um sufoco ser atendido, muita gente na outra unidade. Com essa vou poder me consultar sem agonia, pegar meus remédios, esperar num lugar sem sofrimento. Está tudo muito bonito e organizado. Não só eu, como outros moradores aqui do bairro sabemos o quanto era importante isso aqui ser feito e o quanto o bairro merece. Estamos muito felizes”, comemorou o aposentado Edelviro Tavares Conceição, de 73 anos, um dos cerca de 3.000 beneficiários do equipamento. A equipe é composta por um médico, uma enfermeira, um técnico de enfermagem, cinco agentes comunitários de saúde, um cirurgião dentista e um auxiliar de saúde bucal, além de funcionários dos serviços de portaria, serviços gerais, apoio administrativo e recepção. 

Teresa Campos, superintendente geral do IMIP, falou da importância do apoio do órgão na unidade. “Temos com a Prefeitura uma longa e forte parceria para essa área de extensão, com as Unidades de Saúde da Família. Pra nós é importante saber que estamos prestando um serviço de qualidade no acolhimento à população, devolvendo a eles um direito que é essa assistência de qualidade”, ressaltou a gestora do instituto.

DIA D DA VACINAÇÃO - Durante a entrega do equipamento, o prefeito Geraldo Julio também lembrou o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo e Poliomelite, que ocorre neste sábado (18)A vacinação acontecerá em cerca de 170 unidades de saúde do município, das 8h às 17h, entre elas a unidade Santo Amaro III, e é destinada a crianças com idade entre um ano e menores de cinco anos. Além disso, também haverá ao menos dois postos volantes de aplicação das doses em cada um dos oito distritos sanitários da Capital. "Com certeza haverá um posto de vacinação aberto próximo da residência de cada recifense. É importante realizar esta vacinação. É um ato de carinho e amor com suas crianças", reforçou o prefeito Geraldo Julio. A campanha nacional começou no último dia 6 e segue até o dia 31, tendo como meta, imunizar pelo menos 95% das 80.028 crianças dentro da faixa etária no Recife, independentemente da situação vacinal, conforme recomendado pela Organização Mundial de Saúde.