Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 17.09.17 - 13h00

PCR entrega Praça Souto Filho revitalizada e com o mais novo ParCão da cidade

img_alt

Mais conhecida como Praça dos Cachorros, o espaço público, localizado no bairro da Jaqueira, recebeu diversas melhorias e agora vai contar com uma área dedicada aos cães, iluminação em LED e brinquedos novos para a criançada. (Foto: Andréa Rêgo Barros)

 

Os frequentadores da Praça Souto Filho, já popularmente conhecida como Praça dos Cachorros, terão um motivo a mais para comemorar. A praça, agora completamente revitalizada, também fará jus ao apelido e abrigará o mais novo ParCão da cidade para os animais brincarem livres e soltos. O prefeito Geraldo Julio esteve na manhã deste domingo (17) no espaço público localizado no bairro da Jaqueira para realizar a entrega do equipamento, que teve suas obras executadas pelo município, através da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), em parceria com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), em um investimento de R$ 446 mil.

"Fizemos a recuperação de toda a praça, brinquedos, iluminação, e o segundo ParCão da cidade, tudo isso fruto de uma parceria com a Celpe, já que p Brasil está passando por um momento delicado de crise, é importante mantermos, firmar e fortalecer parcerias. O nosso primeiro ParCão no Parque Santana é um sucesso, esse com toda certeza também será", destacou o preferido Geraldo Julio.

A Celpe, além de apoiar na reforma, também será a adotante da praça, com exceção da área destinada aos cachorros, que será cuidada pelo Plantão Veterinário. As empresas ficarão responsáveis pela execução dos serviços de limpeza e conservação do espaço. Já o paisagismo, as manutenções dos brinquedos e da iluminação pública permanecem sob a gestão da administração municipal, por meio da Emlurb.

A Praça Souto Filho teve sua iluminação completamente renovada. As antigas luminárias de vapor metálico foram trocadas por 44 modernas luminárias de LED, que representa um ganho significativo na projeção e na potência da luminosidade no espaço público, contribuindo, inclusive, para melhoria da segurança dos frequentadores durante a noite. A reforma do equipamento, que ocupa uma área de 5.582,46 m², entre a Rua do Futuro e a Av. Rosa e Silva, também abrangeu a construção de um novo passeio público com calçadas feitas em concreto e blocos intertravados; rampas de acesso para pessoas com deficiência; novos bancos de madeira; instalação de parque infantil com brinquedos de ferro e manutenção da arborização. 

"O espaço ficou muito bonito e está agregando famílias e diversos donos de cães. Além de um espaço de lazer para os bichinhos é um espaço de interação entre os animais, entre os donos e ainda entre as crianças, que também podem brincar nos brinquedos novos", falou Regina dos Santos, administradora que foi ao local com o seu cãozinho.

O parque destinado aos cachorros ganhou um circuito agility, que consiste em fazer o cão percorrer um circuito de obstáculos no menor tempo possível e com o menor número de faltas. Além do espaço para os cães, o lugar recebeu uma atenção especial no paisagismo. Foram plantadas novas mudas de palmeiras, além de gramado novo e plantas forrageiras ornamentais, e ainda o antigo gradil que cercava a praça foi removido e as grades foram restauradas, reaproveitadas e protegem agora as áreas do ParCão e do parque infantil.

Todas as melhorias no espaço público foram discutidas juntamente com os moradores do bairro da Jaqueira em consultas públicas realizadas no final do ano passado. Durante o processo, os moradores puderam trazer suas sugestões para o projeto desenvolvido.

INVESTIMENTO - Desde 2013, a Prefeitura do Recife requalificou aproximadamente de 150 áreas verdes, incluindo praças e parques. O total investido foi de aproximadamente R$ 18,2 milhões. Atualmente existem 94 praças adotadas na capital.