Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Limpeza Urbana | 17.09.17 - 14h35

Prefeito Geraldo Julio lança 20ª edição do projeto Praia Limpa

img_alt

A ação, que segue até fevereiro, vai distribuir 800 mil sacos de lixo e 150 mil pulseiras de identificação para crianças. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Na manhã deste domingo (17), o prefeito Geraldo Julio lançou a nova edição do projeto Praia Limpa na orla de Boa Viagem. A ação, que é uma parceria entre a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), e a Globo, segue até fevereiro e já chega ao seu 20º ano, com o objetivo de sensibilizar os frequentadores da orla a não jogar lixo de forma errada e a manter o ambiente limpo. O programa conta com 40 monitores, todos familiares dos barraqueiros da orla, como orientadores e incentivadores do projeto, que diariamente distribuem as sacolinhas e pulseiras de identificação para as crianças, aos domingos e feriados, das 9h às 15h.

"A praia é o lugar mais visitado da cidade. Vem gente de todos os lugares e bairros se divertir aqui. Com essa ação educativa, que é um parceria nossa com a rede Globo, fazemos a manutenção da limpeza da orla, tornando o ambiente mais propício para receber moradores que estão a passeio ou os turistas que nos visitam", declarou o prefeito Geraldo Julio.

Durante o projeto, que contempla oito quilômetros da orla e conta com sete polos de apoio, sinalizados com cores diferentes, serão distribuídos mais de 800 mil sacos oxibiodegradáveis. Além disso, houve também a instalação de 120 lixeiras de 100 litros, a cada 50 metros de praia.  O Praia Limpa também distribuirá mais de 150 mil pulseiras de identificação para as crianças, que também serão diferenciadas pela cor da área.

"Acho uma iniciativa maravilhosa. Muitas vezes só o saquinho do lixeiro da barraca onde ficamos não dá conta do lixo que produzimos, principalmente se trazemos crianças. A pulseirinha também é algo que deixa a gente mais tranquilo, porque é uma garantia a mais de segurança para os pais", comentou Erika Bezerra, que estava com o marido e filho na pela esta manhã. 

Durante o Praia Limpa, a Emlurb atua com um contingente de cerca de 100 profissionais que cuida da limpeza da orla de Boa Viagem e do Pina, com equipes que se dividem entre os serviços de fiscalização, varrição e limpeza. A coleta regular, que remove o lixo recolhido pelos garis e também o produzido pelos quiosques, acontece uma vez por dia e a varrição é realizada três vezes por dia.

Já à noite, dois equipamentos específicos executam a limpeza da faixa de areia, removendo os detritos localizados em uma profundidade de até 20 centímetros. A área conta também com 253 lixeiras distribuídas por toda a extensão da avenida e mais 120 contenedores com capacidade para 240 litros, dispostos entre os quiosques, garantindo a manutenção da limpeza do local.