NOTÍCIAS

Limpeza Urbana | 17.09.18 - 07h56

Mais de 500 voluntários se unem para fazer mutirão de limpeza e conscientização ambiental no Recife

img_alt

Maratona World Cleanup Day – coordenada pelo Limpa Brasil, com apoio da Prefeitura do Recife – retirou da praia e das ruas da cidade cerca de 8 mil litros de resíduos (Foto: Inaldo Menezes/PCR)

 

Este sábado, 15, foi de muito calor e de mobilização para sensibilizar as pessoas sobre o descarte correto do lixo e a preservação do meio ambiente. Mais 520 voluntários participaram de mutirões de limpeza em quatro pontos da capital pernambucana. A “faxina coletiva” fez parte da maratona World Cleanup Day (Dia Mundial da Limpeza), coordenada pelo Limpa Brasil, com apoio da Prefeitura do Recife, Celpe, Metrô e Uninassau. A iniciativa retirou da praia e das ruas da cidade cerca de 8 mil litros de resíduos e integrou uma ação internacional que envolveu 150 países e 300 municípios brasileiros.

“Fizemos ações na praia de Boa Viagem, na Praça do Diário, na Avenida Conde da Boa Vista, e no metrô do Recife. São locais que concentram um grande fluxo de pessoas. O nosso objetivo foi conscientizar a população de que cada um tem a sua parte de responsabilidade para fazer a destinação correta dos resíduos, separando principalmente os recicláveis e beneficiando o meio ambiente”, frisou o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Bruno Schwambach, que acompanhou os mutirões de limpeza com um grupo de voluntário na praia de Boa Viagem.

Além de tratar do problema ambiental causado pelo descarte incorreto, a mobilização buscou ressaltar as soluções para o problema da geração e eliminação do lixo. “Queremos primeiro alertar a população sobre os problemas sociais e ambientais decorrente do descarte incorreto e, acima de tudo, mostrar alternativas de diminuição do quantitativo de resíduos produzidos, por exemplo através da reciclagem. 40% do que descartamos são materiais com potencial reciclável e outros 45% são materiais orgânicos que também podem ser reaproveitados. Estou falando de resíduos que têm potencial econômico. Assim, buscamos a formação de uma consciência crítica e de um cidadão mais sustentável”, disse Tião Santos, coordenador do movimento Limpa Brasil Leds Duty.

Na praia de Boa Viagem, os voluntários mostraram muita energia e determinação, percorrendo a orla do Posto 07 até a Praça de Boa Viagem. Divididos em grupos, eles coletaram o lixo que estava na areia e conversaram com os moradores e visitantes que aproveitavam o dia de folga na beira-mar. “Achei a proposta do evento maravilhosa, porém gostaria de não encontrar lixo nenhum hoje. Mas, estamos conscientes de que para chegar a tal ponto é necessário um trabalho continuo e participação de todas as pessoas", comentou a estudante de engenharia ambiental e voluntária Márcia Oliveira.

A bióloga Renata Poliana, que faz parte de um movimento de conscientização ambiental, também participou do mutirão de limpeza e dividiu seus conhecimentos com o público. “Estou no World Cleanup Day para ajudar a conscientizar a população sobre a necessidade de reduzir o consumo de plástico e sobre os danos que ele causa ao meio ambiente. São pequenas atitudes no dia a dia que vai fazer a diferença, como recusar o que não é reutilizável, adotar uma caneca ou garrafinha, não usar canudos ou levar ecobags para mercados e centros comerciais”, explicou. 

Já no Centro, antes de iniciar a coleta, os voluntários puderam assistir a uma mesa redonda, com Ellen Fernanda (do Bate-papo Sustentável), Dona Rosa (Cataki), Tião Santos (Limpa Brasil) e Susyane (UFPE). O debate aconteceu na sede da Fafire, ponto de concentração da iniciativa na região. A Prefeitura do Recife integrou a mobilização através das secretarias de Educação, Saneamento, Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente e da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb).