NOTÍCIAS

Esportes | 17.10.15 - 18h28

Prefeito dá início ao Recife Bom de Bola 2015

img_alt

O evento teve início neste sábado (17), reunindo 700 times que vão deixar a bola rolar em cerca de 30 bairros da cidade. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)

 

Neste sábado (17) teve início o maior campeonato de futebol de várzea do mundo. O Recife Bom de Bola estreou a sua edição 2015, movimentando diversas comunidades da capital Pernambucana. O prefeito Geraldo Julio esteve presente na abertura oficial do evento, que iniciou às 9h, no campo da Vila da Sudene, no Ipsep, e deu o pontapé inicial da competição que contou com 700 times inscritos, que vão jogar por 30 campos espalhados nas seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) cidade.

"O Recife Bom de Bola é um sucesso de participação da população, estimula a prática esportiva dos jovens e integra ainda mais as pessoas através do esporte. É de fato uma iniciativa campeã"

"São milhares de pessoas espalhadas por vários locais da cidade que estão recebendo esse campeonato. Este ano temos ainda 150 times a mais do que ano passado. Um evento que só faz crescer, garantindo a diversão, esporte e lazer em vários pontos do Recife. O Recife Bom de Bola é um sucesso de participação da população, estimula a prática esportiva dos jovens e integra ainda mais as pessoas através do esporte. É de fato uma iniciativa campeã", afirmou o prefeito Geraldo Julio, que entrou em campo para dar o primeiro toque na bola e iniciar a partida de abertura.

A partida inaugural do campeonato ocorreu entre a Escolinha do Elias e Grêmio Real, pela categoria Sub-15, e teve este último time como vitorioso, ganhando por 1x0. Este ano, o torneio teve cerca de 700 times inscritos, o que significou um crescimento de mais de 25% em relação a 2014, quando o total de inscrições foi de 550. A disputa acontece em duas fases: na 1ª, são realizados os campeonatos regionais, onde se enfrentam equipes da mesma RPA, e já na 2ª fase, é feito o cruzamento entre os melhores de cada região, determinando o campeão geral. Há turno único apenas nas categorias Veterano, Feminino e Sub-13, esta última incluída este ano, com o objetivo de estimular a prática esportiva entre os mais jovens.

De acordo com o um dos técnicos presentes no evento, Brivan Marques, a cada ano o Recife Bom de Bola melhora e os jovens se sentem ainda mais animados. "É um evento muito importante, porque estimula os meninos a serem atletas, jogadores e pessoas melhores. Eles aprendem e têm a oportunidade de terem seus potenciais reconhecidos", declarou o coordenador do time Milan Futebol Clube , dos Coelhos, que na edição de 2014 foi o campeão da categoria sub-15 da RPA1.

Vanderley Júnior, treinador do União Futebol Clube, que joga pela RPA 2, no Aberto, falou da importância do evento na vida dos jovens: "Este evento também tem uma função social muito importante, pois afasta os meninos das ruas, das drogas, e eles se envolvem com o esporte e começam a se dedicar a isso, com a mente voltada para o futebol. Trabalhamos muito e treinamos bastante, e além de jogadores todos aqui já são pessoas melhores.Temos a expectativa de fazer bonito, dentro e fora de campo", falou o treinador sobre a competição, que também inclui as disputas no Aberto Masculino, Feminino, Veterano, Sub-15 e Sub-17, já presentes nos anos anteriores.