NOTÍCIAS

| 17.11.11 - 13h08

João da Costa inaugura USF Jardim Teresópolis na Várzea

A nova unidade de saúde é a 120o do Recife e atende ao padrão exigido pelo Ministério da Saúde

[caption id="attachment_9878" align="alignright" width="334" caption="Foto: Peire Garrido"][/caption]

O time de unidades básicas de atendimento à saúde foi ampliado para 120, na manhã desta quinta-feira (17), quando o prefeito do Recife, João da Costa, inaugurou a Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Teresópolis, no bairro da Várzea, que beneficiará mais de três mil pessoas da comunidade. O investimento total foi de R$ 490 mil, dos quais 50% são recursos federais e o restante proveniente dos cofres municipais. O município possui, hoje, 251 equipes de Saúde da Família.

Atendendo ao padrão exigido pelo Ministério da Saúde, a nova unidade oferece acessibilidade aos usuários com rampas, corrimão, banheiros e corredores mais largos que garantem o trânsito de pessoas portadoras de deficiência. “Estou muito contente, pois, esse é um dos melhores equipamentos de saúde que entregamos e isso é fruto do meu compromisso, que se reflete em números. Tomamos essa decisão de melhorar a qualidade da infra estrutura da saúde desde que assumi e vem dando certo, afinal, o Recife sempre aparece nos relatórios do Ministério da Saúde como uma das cidades com maior numero de redução da dengue e no próximo ano poderemos erradicar a filariose na cidade”, disse o prefeito do Recife, João da Costa.

Erguida em dois andares, a unidade dispõe, no térreo, de recepção, dois consultórios médicos (sendo um para o atendimento ginecológico e outro para clínica geral), salas de acolhimento, curativo, vacinação, nebulização, odontologia, uma Farmácia da Família e almoxarifado. Já o andar superior conta com sala de esterilização de instrumentos, copa, depósitos de material de limpeza e de insumos de material de expediente, um espaço para os Agentes da Saúde Ambiental e um mini auditório para reuniões.

Para os moradores, o sentimento é de satisfação. “Estou muito satisfeita, com a inauguração. É muito gratificante para mim e para a comunidade sermos atendidos por uma unidade perto de casa sem precisar tanto deslocamento, subindo e descendo ladeira, como antes”, falou Emília Albuquerque de Lima, que morava na casa onde a USF foi construída. Já o delegado do Orçamento Participativo, Adenísio, ressaltou o compromisso do gestor. “João da Costa promete e faz, inclusive ações não realizadas em outras gestões. Isso fica claro não só nessa, mas em tantas outras obras já executadas aqui na comunidade”.

O secretário de Saúde, Gustavo Couto, ressaltou a importância da USF para a comunidade. “Por meio dela, conseguiremos fazer um mapeamento dos usuários e tratar várias doenças como diabetes, hipertensão e as negligenciadas”, explicou. A nova unidade também foi contemplada pelo processo de informatização da rede implantado pela Secretaria de Saúde e anunciado pelo prefeito no mês de outubro.

Também estiveram na inauguração o chefe de gabinete do prefeito, Félix Valente, os secretários municipais Eduardo Granja (Especial da Juventude e Presidente do Geraldão), Ceça Britto (Especial de Relações com a Imprensa) e Dácio Rossiter (Administração e Gestão de Pessoas); o coordenador do OP, Augusto Miranda; a presidente da CTTU, Maria de Pompéia. Estiveram, também, os vereadores Jurandir Liberal (Presidente da Câmara de Vereadores) e Jairo Brito.