NOTÍCIAS

Cultura | 17.11.11 - 10h07

João da Costa prestigia premiação do Projeto Pernambuco Inovador


[caption id="attachment_9826" align="alignright" width="334" caption="Foto: Peire Garrido"][/caption]

Por Pablo Ravel

O prefeito João da Costa prestigiou, na noite desta quarta-feira (16), a cerimônia de premiação do Projeto Pernambuco Inovador, que teve como objetivo estimular e valorizar as iniciativas inovadoras que tenham por base o uso de tecnologias da informação (TI). Realizado pelo Jornal do Commercio em parceria com o Porto Digital, o projeto conta com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco e da Confederação Nacional da Indústria. O evento aconteceu no Arcádia de Boa Viagem, e contou com a presença dos secretários municipais, Cláudio Ferreira (Assuntos Jurídicos) e Ceça Britto (Especial de Relações com a Imprensa); do diretor de redação do Jornal do Commercio, Ivanildo Sampaio; do presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, além de empresários da área de TI, empreendedores do Estado e estudantes.

"Queremos tornar o Recife uma cidade de excelência na prestação de serviços, e a inovação é um valor fundamental para Pernambuco, para o Brasil e para uma cidade como o Recife, que vive um novo momento econômico. Desenvolver em várias cadeias produtivas da economia a inovação tecnológica, com articulação com a Academia e com o setor empresarial, pois a tecnologia da informação é vital nesse processo atualmente. Isto é fundamental porque qualifica a economia de Pernambuco e produz excelência para que nosso Estado seja mais competitivo, gerando emprego e renda, de forma duradoura, para que a gente consolide as mudanças que temos feito na Cidade do Recife e em Pernambuco", disse o prefeito.

No total, o Prêmio Pernambuco Inovador teve 52 projetos inscritos, divididos em empresas, instituições e estudantes. Durante a cerimônia, foram entregues certificados com diplomas aos 22 projetos finalistas, nas categorias Inovação para o Governo; Inovação para o Mercado; e Inovação para a Sociedade. Os vencedores de cada categoria receberam também um troféu. O prefeito João da Costa entregou os prêmios da categoria Inovação para a Sociedade, para os representantes da Brava Consultoria e Sistemas S/A (empresa); da Agência de Tecnologia da Informação (instituição); e da Intelli Eye Writer (estudante). Para os estudantes vencedores, além da premiação, terão ainda um projeto incubado no Porto Digital.

Projeto - Num momento em que Pernambuco vive mudanças estruturais na sua economia, que cresce mais que a média nacional, a inovação tornou-se imprescindível para as empresas pernambucanas se manterem competitivas. Ainda mais nesta época em que o Estado se conecta cada vez mais ao mercado global. Com base neste cenário, o Projeto Pernambuco Inovador foi lançado em 2009 com o objetivo de criar um ambiente favorável à inovação com base nas tecnologias da informação, que contribua de forma efetiva para o desenvolvimento do Estado. Desde então, o projeto promoveu dez fóruns para discutir a inovação como ferramenta de desenvolvimento. Vários setores da economia foram abordados nos encontros, como comércio, indústria de transformação, educação, construção civil, turismo e gastronomia, agronegócios, commodities urbanas, transporte e mobilidade, gestão pública e cultura.