NOTÍCIAS

| 17.11.11 - 11h19

Público movimenta o teatro Luiz Mendonça para abertura do Festival Recife do Teatro Nacional

O grupo teatral Vivencial, homenageado do festival, recebeu das mãos do secretário de Cultura, Renato L, uma placa comemorativa

O teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, foi o palco da abertura da 14ª edição do Festival Recife do Teatro Nacional (FRTN), na noite desta quarta-feira (16). Na ocasião, foi realizada uma cerimônia para homenagear o grupo teatral Vivencial e, em seguida, o público teve a oportunidade de conferir a companhia de teatro paulista Hiato, com o espetáculo “O Escuro”, gratuitamente.

O secretário de Cultura, Renato L, e o coordenador do FRTN, Vavá Schön-Paulino, subiram ao palco do teatro Luiz Mendonça para entregar uma placa em homenagem ao grupo teatral Vivencial. “É uma honra muito grande entregar esta placa para um grupo tão importante e que faz parte da história cultural da nossa cidade”, disse Renato. “Para quem faz teatro e vive dele, nada nos dá mais alegria do que homenagear nossos colegas. Principalmente por ser um grupo que fez arte em um momento tão difícil da história de Pernambuco”, afirmou Vavá.
[flickrslideshow acct_name="recifeweb" id="72157628024820119"]
Para agradecer a homenagem, vários integrantes do grupo Vivencial cantaram a música “Perfídia”, imortalizada na voz de Altemar Dutra e do Trio Irakitan. “É um momento de muita satisfação para nós do grupo Vivencial. Queríamos agradecer a organização do festival. Dizem que o Brasil não tem memória, mas queria deixar registrado que Pernambuco tem memória sim. Memória cultural”, finalizou um dos integrantes do Vivencial, Guilherme Coelho.

Para encerrar a noite, a companhia paulista Hiato apresentou o espetáculo “O Escuro”, do dramaturgo e diretor Leonardo Moreira. A peça recebeu importantes premiações como: Prêmio Estímulo Novos Textos de Dramaturgia para Teatro/Secretaria de Estado de Cultura/SP; Indicações ao Prêmio Shell 2010: Melhor Autor, Melhor Diretor, Melhor Atriz, Melhor Cenário, Melhor Figurino; Indicação ao Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro/CPT 2009, como Melhor Autor; entre outros. A escritora Ana Brito elogiou a peça. “Gostei muito de como é apresentada a trama. Um espetáculo que vale a pena conferir”, falou.

O FRTN, uma realização da Prefeitura do Recife, segue com sua programação até o dia 28 de novembro, com espetáculos e lançamentos literários. Veja aqui a programação completa.