NOTÍCIAS

| 17.11.11 - 10h50

Vigilância Sanitária capacita comerciantes da Dantas Barreto

As orientações foram em torno da correta manipulação de alimentos e aconteceu na manhã desta quinta-feira (17)

Por Kellen Lima

[caption id="attachment_9906" align="alignright" width="334" caption="Foto: Ivanildo Francisco"][/caption]

Manipulação de alimentos, higiene, fardamento. Esses foram alguns dos temas trabalhados durante a capacitação de 25 comerciantes populares, que atuam na Avenida Dantas Barreto, região central da Cidade. A ação, uma iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde, faz parte do Programa Recife! Nosso Centro, que prepara o local para receber os consumidores do período natalino. A atividade aconteceu na manhã desta quinta-feira (17), no auditório da CSURB, bairro de São José.

Com o auxílio de equipamentos audiovisuais, Geise Belo, supervisora de alimentos da Vigilância Sanitária do Recife, e Adriana Lemos, inspetora sanitária, dividiram o espaço e o conhecimento com os comerciantes. “A capacitação é muito importante, para que eles tenham boas práticas de manipulação e possam ofertar alimentos seguros, do ponto de vista sanitário”, afirmou Geise, ao explicar – ainda – que “o cuidado com os alimentos envolve diversas situações, que vão desde o acondicionamento correto de mantimentos, o uso de fardamentos, luvas e toucas, bem como a higiene pessoal e da comida que será negociada”.

Animados e participativos, os vendedores de gêneros alimentícios receberam as orientações positivamente. “Acho muito bom poder aprender essas coisas. Quanto mais a gente fica sabendo, pode trabalhar melhor. Se depender de mim, ninguém vai ficar doente”, disse Maria Consuelo de Santana, 41 anos, comerciante popular que atua naquela região.