NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 17.11.15 - 15h51

Prefeito participa da palestra magna de abertura da Semana Global do Empreendedorismo

img_alt

Evento realizado pela Prefeiura do Recife proporcionou uma manhã de aprendizado para os cerca de 160 jovens universitários que lotaram o auditório da Poli/UPE. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)


A palestra magna de abertura da Semana Global do Empreendedorismo proporcionou uma manhã de aprendizados para os cerca de 160 jovens universitários que lotaram o auditório da Poli/UPE, nesta terça-feira (17). O prefeito do Recife, Geraldo Julio; o presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça; e o sócio da Deloitte no Brasil, José Emílio Calado, compartilharam suas experiências com o público focando em suas trajetórias empreendedoras. Durante o evento, também foi assinado um termo de cooperação técnica entre a Prefeitura do Recife e a Endeavor Brasil – considerada uma das principais organizações de fomento ao empreendedorismo no mundo – com o objetivo de desenvolver atividades voltadas para a temática.

"A Semana do Empreendedorismo tem um papel muito importante em um momento como esse que o Brasil está passando, que é o de fazer as pessoas estarem motivadas, animadas, entusiasmadas a criar o seu próprio negócio, a empreender na sua carreira, a poder fazer de fato a transformação. Eu acho que a população já está muito indignada com tudo o que está acontecendo, mas ela vai buscar caminhos. A gente está crescendo no número de microempresas individuais no Brasil inteiro e aqui no Nordeste é assim também. Esses estudantes, esses jovens aqui vão encontrar caminhos para solucionar, para criar uma economia maior para o Recife no futuro. Então a Semana do Empreendedorismo é isso, é despertar nessas pessoas essa vontade, esse entusiasmo para construir um futuro melhor", afirmou o prefeito Geraldo Julio.

"A Semana do Empreendedorismo tem um papel muito importante em um momento como esse que o Brasil está passando, que é o de fazer as pessoas estarem motivadas, animadas, entusiasmadas a criar o seu próprio negócio, a empreender na sua carreira."

A secretária de Desenvolvimento e Empreendedorismo do Recife, Roseana Amorim, também compôs a mesa do evento e explicou a importância da assinatura do termo de cooperação com a Endeavor. "Esse ato tem uma simbologia muito grande. Pela primeira vez a Prefeitura da Cidade do Recife ganha o privilégio de coordenar as ações da Semana Global do Empreendedorismo junto com a Endeavor, nesse movimento que é mundial. Então com esse termo de cooperação, esse trabalho não se encerra aqui. Daqui nós vamos formar uma Rede Empreendedora para que ela cada vez mais sirva de estímulo para aquela pessoa que está empreendendo pela primeira vez, para quem vai começar o seu negócio. Então essa rede é também para fortalecer, valorizar os empreendedores que já vêm fazendo isso com muito sucesso, pois Recife é uma cidade que tem se destacado nessa área", pontuou.

O sócio da Deloitte no Brasil, José Emílio Calado, compartilhou os desafios e os momentos nos quais teve que tomar grandes decisões em sua carreira. "A gente tem que incentivar o jovem a ser empreendedor. Não existe coisa melhor que você poder ser dono do seu próprio negócio. Então a minha palestra foi para mostrar que é preciso empreender em algo que você conhece, tenha competência e possa ter sucesso para não se frustar. É importante empreender naquilo que é inovador, naquilo que não está sendo feito", reforçou ao destacar a importância de um evento como a Semana Global do Empreendedor.

Durante sua fala, o empresário João Carlos Paes Mendonça também repassou toda sua carreira, desde o mercadinho de seu pai, fundado em 1935 na Serra do Machado, em Sergipe, até o momento atual. Ele também destacou as características de um empreendedor na sua visão: ter vocação e foco, ser ético, visionário, persistente e consistente, entre outras. "É sempre importante reunir pessoas que têm o desejo e a vontade de crescer, então é um momento importante quando a Prefeitura está com esse projeto e vamos dar uma ajuda para que esses jovens conheçam uma trajetória de 80 anos. É importante debater, contar histórias e aproveitar para que eles possam tirar suas dúvidas".

Após as apresentações, os alunos tiveram a oportunidade de fazer perguntas aos palestrantes em debate mediado pela diretora de jornalismo da Rede Globo Nordeste, Jô Mazzarolo, e com a presença do diretor da Poli/UPE, José Roberto. Para o aluno do primeiro período de engenharia mecânica, Athos Julião, a atividade foi muito interessante. "O que me marcou bastante foram as considerações finais dos palestrantes que disseram para a gente ter muito foco, persistência e às vezes também ter coragem de se arriscar. A gente não pode ter medo de empreender, tem que ter ideias novas e coragem e usar essa crise como oportunidade. Como um deles disse, onde tem crise, existe oportunidade", disse.

SEMANA – A Semana Global do Empreendedorismo está sendo promovida pela Prefeitura do Recife até o domingo (22) com palestras, mesas temáticas, workshops e oficinas espalhadas por polos descentralizados: Forte das Cinco Pontas, Banco Central, Instituto JCPM, Associação Comercial de Pernambuco (ACP), Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), Econúcleo Jaqueira e Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-PE). A iniciativa é um movimento mundial encabeçado pela Endeavor, que convidou a Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo do Recife para coordenar o comitê local do evento, mobilizando instituições acadêmicas, iniciativa privada, ONGs e poder público a se engajarem na realização de atividades voltadas para a temática com o propósito de fomentar, fortalecer e disseminar a cultura empreendedora no Recife. As atividades são abertas ao público e têm acesso gratuito.

 

Confira a programação detalhada da Semana Global do Empreendedorismo

Programação UFRPE / Sebrae