Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 17.11.17 - 13h38

Jovens assistidos pelos CREAS da PCR vão prestar serviços comunitários no TRE

img_alt

A parceria da Prefeitura do Recife com o Tribunal para cumprimento dessa modalidade de medida socioeducativa tem fins pedagógicos e já dura três anos (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Treze jovens em conflito com a lei e que são assistidos pelos Centros de Referência Especializados da Assistência Social da Prefeitura do Recife (CREAS) iniciam, na próxima quarta-feira (22), prestação de serviços comunitários em unidades do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). A solenidade de boas-vindas aconteceu nessa quinta-feira (16), na sede do tribunal, no bairro do Derby, e foi acompanhada pelo presidente do órgão, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueiredo, e pela chefe de Divisão dos CREAS Recife, Vanessa Pessoa, além dos próprios socioeducandos, seus familiares e outros representantes do tribunal envolvidos na parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife.

Na abertura do evento, o desembargador destacou a importância dos 13 jovens encararem as oito horas de trabalho semanais e os seis meses de atuação no TRE-PE como um recomeço para uma vida melhor. “Os erros fazem parte da vida. O mais importante é tirar lições desses momentos para termos forças de superação. Aqui tenho certeza que vocês vão aprender muitas coisas importantes que ajudarão a abrir pontes para um futuro melhor”, disse o presidente.

De acordo com Vanessa Pessoa, o Programa Novos Rumos, que consiste nessa parceria da PCR com o TRE-PE para cumprimento dessa modalidade de medida socioeducativa, tem fins pedagógicos e já dura três anos. “Nos dois primeiros anos, tivermos cinco jovens participando em cada ano. A partir de agora, as vagas foram ampliadas para 13, o que é uma demonstração da confiança do tribunal no nosso trabalho e no poder de recuperação dos jovens, que em sua maioria foram sentenciados pela Vara da Infância e da Juventude por furto ou tráfico de drogas”, disse Vanessa, que ainda explicou que os jovens continuarão sendo atendidos pelos CREAS. Segundo a chefe de Divisão dos CREAS Recife, a PCR também garante também o transporte público desses socioeducandos, enquanto o fardamento fica por conta do tribunal.

Morador do Ibura de Baixo Márcio, Matheus da Silva, de 17 anos, disse que vai aproveitar a oportunidade de prestação de serviços no TRE-PE como um divisor de águas na sua vida. “Minha vida nunca foi fácil. Trabalho desde os 9 anos para ajudar minha família e parei de estudar na antiga 8ª série. Como gosto muito de administração, quero tirar o máximo proveito desses seis meses aqui dentro para, quem sabe, conseguir um bom emprego e voltar a estudar”, explicou. Arion da Silva, 15 anos, também morador do Ibura, tem planos semelhantes. “Espero aproveitar esse estágio para superar as dificuldades e crescer como cidadão”.

NOVOS RUMOS - O Programa Novos Rumos foi instituído através do Termo de Parceria nº 01/2014, assinado pela PCR e pelo TRE-PE. A medida tem o objetivo de promover ações de assistência socioeducativa no âmbito da Justiça Eleitoral de Pernambuco, viabilizar a execução de medida socioeducativa de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) a adolescentes em conflito com a lei e oportunizar a eles a participação solidária em tarefas que visem à formação de atitudes e valores construtivos, auxiliando na sua inserção no mercado de trabalho, pretendendo resgatar os valores sociais, fortalecer a autoestima e o senso de responsabilidade dos socioeducandos.