Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 17.11.17 - 17h24

Orquestra Sinfônica do Recife homenageia Hermilo Borba Filho

img_alt

Celebrando o centenário do dramaturgo, o nono e penúltimo concerto oficial da temporada 2017 será nesta quarta-feira (22), às 20h, no Teatro de Santa Isabel. A apresentação é aberta ao público (Foto: Lu Streithorst/Arquivo PCR)

 

Em homenagem ao centenário de nascimento do escritor, poeta, teatrólogo e dramaturgo Hermilo Borba Filho, o penúltimo concerto da Orquestra Sinfônica do Recife da temporada de 2017 será realizado nesta quarta-feira (22), às 20h, no Teatro de Santa Isabel. Oferecida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, a apresentação será gratuita e aberta ao público. Os interessados devem retirar os ingressos na bilheteria do teatro, a partir das 19h.

O programa da noite começa com a obra Batuque, da quarta parte da obra Série Brasileira, do compositor, pianista, organista e regente brasileiro Alberto Nepomuceno, que passou sua infância no Recife, seguindo aos 18 anos para Itália.

“Sua vivência aqui na cidade o levou a escrever uma obra tão significativamente rítmica e ligada às batidas do Maracatu”, declara o regente da Orquestra Sinfônica do Recife, Marlos Nobre, que considera a peça um marco na música sinfônica nacional. “Ela coloca Nepomuceno como o verdadeiro precursor, antes mesmo de Villa-Lobos, do nacionalismo musical no Brasil. Foi ele, antes de qualquer outro compositor brasileiro, a sentir e utilizar em suas obras musicais a influência da música folclórica e popular, além de ter sido o primeiro compositor brasileiro a usar o idioma nacional em suas canções de câmara”, enfatizou Nobre.

A segunda peça da noite será a Sinfonia nº 3 em Fa Maior, Opus 90, do compositor alemão Johannes Brahms. “O primeiro movimento da sinfonia, Allegro con brio, tem um desenvolvimento curto, enquanto o 2º movimento, Andante, é dominado por uma enorme serenidade. Já o 3º, Poco Allegretto, é construído a partir de um dos mais célebres temas líricos de Brahms e celebrado como umas das melodias mais belas criadas pelo compositor em toda a sua produção. O 4º e último movimento, Allegro, é um tremendo conflito de forças elementais. Somente no final, a calma retoma a música após uma grande tempestade”, descreve o maestro, prevendo fortes emoções para os apreciadores da música erudita no próximo concerto.

 

Serviço

Nono Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica do Recife

Data: Quarta-feira, 22 de novembro

Horário: 20h

Local: Teatro de Santa Isabel, Praça da República, s/n, Bairro de Santo Antônio

Entrada franca

Informações: 3355-3322