Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 17.12.20 - 12h24

Programa Acessuas Trabalho da PCR contribui para aprovação de 17 jovens em estágio da Caixa Econômica Federal

img_alt

O Acessuas Trabalho Recife, promovido nos CRAS, desenvolve ações com pessoas de 14 a 59 anos para facilitar o acesso a oportunidades de emprego (Foto: Cortesia)

 

Com o intuito de facilitar o acesso de pessoas em vulnerabilidade social ao mercado de trabalho, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretara de Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH), realiza o Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho Recife). O programa conta com cursos de qualificação, oficinas de orientação e encaminhamentos para oportunidades de emprego, promovidos por equipe técnica de assistentes sociais atuante nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Nesta semana, 17 jovens que participam do projeto foram aprovados em seleção aberta pela Caixa Econômica Federal para Jovem Aprendiz. 

O processo seletivo da Caixa Econômica Federal ofertou 44 vagas e foi conduzido pelo Centro de Integração Empresa e Escola (CIEE), no qual os participantes deveriam atender alguns requisitos, tais como: ter entre 15 a 17 anos e 8 meses, possuir renda per capita igual ou inferior a 50% do salário mínimo e estar matriculado e frequentando o 9º ano do Ensino Fundamental ou o equivalente em programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Dos 57 jovens participantes do Acessuas Trabalho Recife, que se candidataram às vagas, 17 deles foram aprovados. 

Para se beneficiar do Acessuas Trabalho Recife, é preciso ser residente do Recife, ter entre 14 a 59 anos e estar em acompanhamento em um dos CRAS existentes na cidade. O Acessuas é responsável por desenvolver ações voltadas à garantia de direitos e cidadania das pessoas em situação de vulnerabilidade social, promovendo ações de integração com a rede socioassistencial e outras políticas públicas com o objetivo de desenvolver o protagonismo do usuário. Desde 2016, o programa já cadastrou mais de cinco mil pessoas, realizando encaminhamentos para qualificação profissional ou oportunidade de emprego. 

O Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho é realizado no horário de funcionamento dos CRAS, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. É possível verificar qual o CRAS responsável por cada bairro da cidade por meio do portal oficial da Prefeitura do Recife, ou por meio do link: http://www2.recife.pe.gov.br/servico/centros-de-referencia-da-assistencia-social-cras.