NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 18.01.16 - 20h08

Prefeito lança plano de combate ao Aedes aegypti no Carnaval

img_alt

Inspeções e orientações também vão chegar nos focos da folia espalhados pela cidade das semanas que antecedem a festa ao fim do período momesco. (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

O combate ao mosquito Aedes aegypti ganha um reforço no período de Carnaval. Depois de uma grande campanha de enfrentamento, que teve início em novembro de 2015, a Prefeitura do Recife agora vai intensificar as ações de combate ao mosquito que transmite dengue, chicungunha e zika em locais estratégicos durante o período da folia de momo. Na tarde desta segunda-feira (18), o prefeito Geraldo Julio detalhou a iniciativa, que ocorre em vários pontos da cidade, e que vai ter início duas semanas antes dos festejos e segue até o último dia da festa.

A PCR vêm realizando, desde o dia 28 de novembro do ano passado, regime de plantão nos fins de semana com os asaces e soldados do Exército, e já vistoriou 24.990 imóveis.

"Todos os anos, dos últimos trinta anos, a população do mosquito cresce no Brasil entre os meses de fevereiro e maio, então é importante intensificarmos as ações que a sociedade vem fazendo. Já alcançamos o menor índice de infestação dos últimos dez anos, agora no mês de janeiro, mas não podemos nos descuidar. Precisamos continuar somando esforços, poder público e sociedade", explicou o prefeito Geraldo Julio, que lembrou o empenho da gestão, que intensificou as ações de combate ao mosquito que transmite a dengue, chicungunha e zika, desde o ano passado, alcançando o menor índice de infestação neste mês de janeiro.

A partir do reforço nas inspeções, o Terminal Integrado de Passageiros (TIP), aeroporto, metrô, hotéis da orla de Boa Viagem e os locais de grande aglomeração de pessoas, como Recife Antigo e demais áreas da Região Central da cidade serão vistoriadas pela Vigilância Ambiental, por meio dos agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces). Além disso, os mercados públicos, feiras e o trajeto do Galo da Madrugada vão receber também fiscalização e uma atenção especial.

Com a ação, esses locais receberão agentes que vão atuar na eliminação de possíveis criadouros de mosquitos, como detalhou o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia. "Vai ser feito um tratamento focal com larvicida biológico, aspiração mecânica do mosquito e pulverização de inseticida químico em áreas de risco, além do recolhimento de pneus e mutirões de limpeza, que estão sendo realizados em parceria com a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). Além disso também vamos distribuir um folder bilíngue, para os turistas, com informações sobre prevenção e controle do vetor, além dos contatos dos órgãos de saúde", afirmou o secretário.

Para os visitantes que estarão pela cidade durante o período, também será disponibilizado o serviço do Ambulatório do Viajante, que vai funcionar na Policlínica Lessa de Andrade, localizada na Estrada dos Remédios, no bairro da Madalena, e que vai oferecer vacinas, orientações e cuidados que começam antes da viagem e duram o período do seu roteiro até a volta para casa, como também emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP).

BALANÇO- A Prefeitura do Recife vêm realizando, desde o dia 28 de novembro do ano passado, regime de plantão nos fins de semana com os asaces e soldados do Exército, e já vistoriou 24.990 imóveis. Os mutirões já aconteceram nos bairros da Cohab, Morro da Conceição, Espinheiro, Ibura, Nova Descoberta, Jordão, Dois Unidos, Linha do Tiro, Recife Antigo (Comunidade do Pilar), Jardim São Paulo, Várzea, Brasília Teimosa, Boa Viagem, Joana Bezerra, Estância e Bongi. Durante todo o ano de 2015, os agentes de combate às endemias fizeram 2.029.051 visitas domiciliares em dias úteis. 

INFORMAÇÕES– O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) do Recife funcionará durante todo o evento, realizando investigação de casos suspeitos e orientando a população acerca dos cuidados que devem ser tomados para prevenção das doenças. O serviço estará à disposição através do cievs@recife.pe.gov.br / notifica@recife.pe.gov.br / (81) 3355.1891 / (81) 99488.6375 (24h) / 0800.201.2120.