Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 18.01.19 - 19h49

PCR e Conselho de Segurança Alimentar lançam calendário em homenagem às comunidades pesqueiras

img_alt

O objetivo do lançamento foi dar visibilidade à política de segurança alimentar do município como uma das ferramentas de combate à fome e de garantia de acesso a uma alimentação saudável (Foto: Carlos Augusto/PCR)

 

Foi lançado, nesta sexta-feira (18), na sede da Colônia de Pescadores Z1 do Pina, em Brasília Teimosa, o calendário 2019 em homenagem às comunidades pesqueiras da cidade. Ilustrado com foto em preto e branco de um pescador jogando sua rede no rio, sob uma das pontes do Pina, o calendário de parede foi elaborado pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do Recife (Comsea), em parceria com a Secretaria da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH) da Prefeitura do Recife, ao qual o órgão é vinculado. A folhinha traz ainda a reprodução do poema “O Rio”, do escritor João Cabral de Melo Neto, além da lista das 24 entidades públicas e privadas que possuem assento no conselho. 

O destaque do lançamento, que contou com a participação de cerca de 50 pescadores, conselheiros e convidados, foi a palestra sobre “Segurança alimentar e nutricional na atual conjuntura do País”, ministrada pelo professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Marcos Figueiredo. “Esse calendário teve o objetivo de dar visibilidade à política de segurança alimentar do município como uma das ferramentas principais de combate à fome e de garantia de acesso a uma alimentação saudável”, ressaltou Elizabete Godinho, secretária-executiva de Direitos Humanos do Recife. 

A chefe da Unidade de Segurança Alimentar e Nutricional do Recife, Ana Elizabeth Cavalcanti, que também é vice-presidente do Comsea, disse que esse foi o primeiro calendário do conselho. “A ideia foi dar visibilidade às comunidades pesqueiras, que integram o Comsea Recife, por elas serem responsáveis pela produção de alimentos sadios e nutritivos, como peixes e frutos do mar”, argumentou. De acordo com a gestora, exemplares da publicação serão distribuídos aos sócios da Colônia Z1 e aos representantes dos segmentos que compõem o sistema de segurança alimentar e nutricional, como sociedade civil organizada e entidades governamentais.

O presidente da Colônia de Pescadores Z1 do Pina, Augusto de Lima, agradeceu a homenagem. “Ficamos felizes porque é uma forma de reconhecer a importância da nossa colônia, que é a mais antiga da cidade e agrega cerca de dois mil associados, entre pescadores costeiros, de mar aberto e marisqueiros”, comemorou. Segundo Augusto, as duas principais dificuldades enfrentadas hoje são a poluição das águas e a invasão irregular das áreas costeiras. 

Para o presidente do Comsea, Ednaiptan de Souza, esse primeiro calendário é um marco na luta pela segurança alimentar do Recife. “Também é uma boa oportunidade para incentivarmos cada vez mais a luta diária de nossos pescadores artesanais”, destacou Ednaiptan, que é representante da sociedade civil pela Central Única dos Trabalhadores (CUT-PE) no Comsea. 

CONSELHO - Formado por representantes da sociedade civil e da Prefeitura do Recife, o Comsea tem a incumbência de zelar pela efetivação do direito humano à alimentação adequada e saudável. Ele é composto por 24 membros, sendo 16 da sociedade civil, um por representante da Câmara de Vereadores do Recife e sete de secretarias da PCR.

Ele conta com o suporte administrativo, técnico e financeiro da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, e tem por competência zelar pela efetivação do direito humano à alimentação adequada e saudável, além de articular e acompanhar, juntamente com os conselhos específicos de cada área, a implementação de programas e ações públicas de segurança alimentar e nutricional.

Na área de assistência social, o Comsea é responsável, por exemplo, por fazer o controle social da segurança alimentar da comida fornecida nas casas de acolhida e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP).