Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 18.01.21 - 11h18

PCR inspecionou quase 700 quiosques em ação na praia neste fim de semana

img_alt

Durante o trabalho, 12 barraqueiros foram notificados por não seguirem os protocolos de segurança (Foto: Cortesia)

 

A Vigilância Sanitária do Recife inspecionou 679 quiosques, barracas padronizadas e comércio ambulante nas orlas da cidade nestes sábado (16) e domingo (17). A inspeção faz parte de uma ação que vem sendo promovida pela Prefeitura do Recife desde o último dia 9 para reforçar o trabalho de conscientização e orientação em relação ao cumprimento das medidas e protocolos contra o novo coronavírus. O trabalho é feito em conjunto entre as secretarias da PCR nas orlas de Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa, na Zona Sul do município.

Durante a vistoria, agentes da Diretoria de Controle Urbano (Dircon) também notificaram 12 barraqueiros que não estavam cumprindo os protocolos de segurança. Dois deles não disponibilizavam álcool a 70% para os clientes. Os demais foram notificados por não estarem respeitando a distância mínima entre as cadeiras.

Durante a ação, que continua nos próximos sábados e domingos, entre 10h e 14h, os profissionais da Prefeitura observam o uso de máscara pelos comerciantes; se cada barraca está com a quantidade exata de cadeiras permitida; se há distanciamento adequado; entre outras medidas. Além das orientações passadas pelos arte-educadores e inspetores aos barraqueiros e banhistas, o trabalho também conta com distribuição de máscaras e material informativo sobre os cuidados com a covid-19 via QR Code, para evitar o contato físico da panfletagem.

O trabalho é realizado por profissionais da Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria de Saúde; das Secretarias de Turismo e Lazer; Política Urbana e Licenciamento; Governo; além do Gabinete de Comunicação, Guarda Municipal e Polícia Militar de Pernambuco. Eles atuam em quatro trechos distintos definidos pela Diretoria de Controle Urbano (Dircon) e circulam tanto pelo calçadão como pela faixa de areia, orientando os banhistas e os cerca de dois mil trabalhadores da praia cadastrados na Dircon.  Durante todo o ano de 2020, foram realizadas quase 7 mil inspeções nos quiosques, barracas padronizadas e comércio ambulante das praias.