Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 18.02.19 - 18h43

Prefeitura inicia ciclo de capacitação da equipe do programa Recife Ativo

img_alt

Iniciativa substitui o antigo PELC e realiza 6 mil atendimentos por mês com políticas de esporte e lazer, mantidas com recursos do município. (Foto: Maurício Ferry/Seturel)

 

A Prefeitura do Recife iniciou, na manhã desta segunda-feira (18), o ciclo de capacitação dos professores, agentes e coordenadores do programa Recife Ativo – Esporte, Arte e Lazer na Comunidade, que substitui o antigo PELC com a missão de levar políticas de esporte e lazer para toda a cidade. O evento aconteceu no auditório Roque de Brito Alves, no Derby, e contou com a presença da secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça, além de palestra do professor Carlos Mulatinho, da Universidade de Pernambuco (UPE).

De acordo com a secretária Ana Paula Vilaça, o antigo PELC era fruto de convênio, já encerrado, entre a Prefeitura e o Ministério do Esporte. “O convênio acabou, mas nós não poderíamos interromper o atendimento. Decidimos municipalizar o programa, que continua agora com o nome Recife Ativo, mantido com recursos próprios”, destacou. A gestora destaca que a decisão sinalizou uma mudança de postura da PCR em relação ao projeto. “Fizemos uma avaliação dos núcleos para que o trabalho se torne cada vez mais eficaz, e queremos ouvir sempre os professores”, afirma.

Ana Paula Vilaça aproveitou para fazer um rápido balanço das ações da pasta em relação ao esporte nos últimos dois anos.  “Pela primeira vez, investimos no esporte de rendimento, com aulas de vôlei de praia, atletismo e assessoria de corrida para atletas que participaram da São Silvestre. E retomamos os Jogos Escolares, que consideramos fundamentais para estimular o interesse dos jovens pela prática esportiva”, relatou a secretária.

PROGRAMA - O Recife Ativo – Esporte, Arte e Lazer na Comunidade atua em todas as RPAs, com equipe de 110 pessoas, entre agentes e coordenadores, e realiza 6 mil atendimentos por mês com políticas de esporte e lazer. O programa tem hoje 27 modalidades, entre elas hidroginástica, natação (infantil e adulto), jogos populares, vôlei, futebol, capoeira, break e percussão. “A ideia é fazer capacitações em todos os meses. A partir da demanda dos professores, os próximos temas serão dança e hidroginástica”, acrescenta a Gerente de Rendimento e Projetos Especiais da PCR, Joanna Maranhão.