Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 18.03.16 - 18h08

Comunidade de Cosme e Damião recebe ação Saúde em Todo Lugar

A ação contará com profissionais da Saúde, Exército e Emlurb no mutirão contra o mosquito

 

O mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti deste sábado (19) ocorrerá dentro da ação Saúde em Todo Lugar, na Comunidade de Cosme e Damião, a partir das 8h. O ponto de encontro será na Escola João Batista Lippo Neto - Rua Barão de Ferro Largo, s/n, Cosme e Damião, na Várzea. No local, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, serão oferecidos serviços de prevenção e promoção à saúde. Os agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) trabalhão até 16h, e a previsão é que 2 mil imóveis sejam vistoriados no final de semana.

Serão ofertados exames no mamógrafo móvel, aferição de pressão arterial, orientações sobre saúde bucal, DST/Aids, distribuição de preservativos e de material educativo sobre diversas doenças. Para controle do mosquito Aedes aegypti, estarão em campo mais de 30 profissionais, incluindo asaces, soldados do Exército e agentes da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb).

Saúde em Todo o Lugar - A  Secretaria de Saúde do Recife, por meio dos Distritos Sanitários, realiza ações no território com a presença dos profissionais das Unidades de Saúde da Família e instituições parceiras, objetivando levar serviços e informações de saúde às diversas comunidades da cidade. As ações de prevenção e promoção à saúde são realizadas nos bairros e comunidades - praças, parques, escolas, mercados públicos, estádios de futebol -, nas salas de espera das unidades de saúde da família, nos programas e eventos realizados pela Prefeitura do Recife - Recife de Coração, Recife Bom de Bola, Lazer na Rua, Ciclofaixa. No mês de fevereiro foram realizadas 206 ações de saúde, em 97 comunidades, com 40,5 mil  participantes, alcançando 197  pessoas por ação.  

Balanço - De 28 de novembro de 2015 até agora, foram vistoriados mais de 44.514 mil imóveis nos mutirões de final de semana. As ações aconteceram nos bairros da Cohab, Morro da Conceição, Espinheiro, Ibura, Nova Descoberta, Jordão, Dois Unidos, Linha do Tiro, Recife Antigo (Comunidade do Pilar), Santo Antônio, Jardim São Paulo, Várzea, Brasília Teimosa, Boa Viagem, Joana Bezerra, Bongi, Estância, Vasco da Gama, Macaxeira, Alto do Mandu, Monteiro, Areias, Arruda e Bomba do Hemetério, Alto José Bonifácio, Imbiribeira, Cidade Universitária. Em 2015, os asaces fizeram mais 2,2 milhões de visitas no Recife. Em 2016, foram vistoriados mais de 313 mil imóveis residenciais, comerciais e prédios públicos até o momento.

 

Serviço:

Saúde em Todo o Lugar/Mutirão de Enfrentamento ao Aedes aegypti

Data: 19/03/2016

Hora: A partir das 8h

Local: Escola João Batista Lippo Neto - Rua Barão de Ferro Largo, s/n, Cosme e Damião, na Várzea (Próxima a Unidade de Saúde Cosme e Damião)