Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 18.03.17 - 12h50

Jiquiá abraça Festival Esportivo de Lazer

img_alt

Evento divulgou ações que passarão a ser oferecidas gratuitamente na Praça da Juventude, no Jiquiá, a partir desta segunda-feira (20) (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

A comunidade do Jiquiá e entorno abraçou o Festival Esportivo de Lazer, realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer. O evento faz parte do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) e serviu para apresentar à comunidade as atividades que passarão a ser oferecidas gratuitamente na Praça da Juventude, a partir desta segunda-feira (20), nos turnos da manhã e tarde. A secretária executiva de Esportes, Yane Marques, conferiu de perto o evento.

“Você chegar num local e ver as crianças, os jovens e os adultos participando desse tipo de ação é você ter a certeza da força do esporte para a inclusão social e para a interação entre pessoas. É esse tipo de retorno que a gente, enquanto gestão, espera. Queremos oferecer mais qualidade de vida e oportunidades para todos”, afirmou Yane.

Neste sábado (18), das 8h às 12h, o Festival Esportivo de Lazer levou recreação, aula de ginástica, capoeira, futebol e muita animação ao bairro. O estudante Rodolfo Amorim, de 20 anos, que sempre foi adepto às peladas no campinho ficou surpreso em ver a participação de todos os conhecidos no evento. “É muito legal ver as crianças brincando, tendo acesso ao esporte e às atividades de lazer. Acho que era isso que faltava aqui para a gente”.

Com o PELC, serão oferecidas atividades como estas todas as semanas, já a partir desta segunda-feira. Serão aulas de futsal; danças diversas; ginástica; jogos populares, como pega-pega e queimado; oficinas de meio ambiente, que vão orientar a população sobre a importância de cuidar do próprio lixo, formas de cuidar melhor do bairro e muito mais. As atividades e modalidades apresentadas vão atender às demandas, conforme forem surgindo. Nos dois turnos, haverão profissionais de Educação Física responsáveis por monitorar e garantir o funcionamento das aulas.

A marchante Rosângela Bento da Silva, de 38 anos, mora na Lagoa do Araçá, mas está de mudança para o Jiquiá na intenção de ficar mais próxima da família. Neste sábado, estava visitando a futura casa e soube do evento. “Não tive dúvidas, peguei meus sobrinhos e trouxe eles para que eles brincassem”. Enquanto ela ficava assistindo, os quatro sobrinhos brincavam na área da recreação.

Essas ações, como as que são oferecidas pelo PELC, promovem bem-estar para pessoas de todas as idades. Em crianças, o desenvolvimento psicológico e também a vivência em sociedade. No caso de idosos, as ações ajudam na perspectiva de vida, criação de novos vínculos e autoestima.

Interessados em participar do núcleo do PELC do Jiquiá e entorno só precisam comparecer à Praça da Juventude a partir desta segunda-feira. As atividades são gratuitas.