Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 18.03.21 - 19h52

Prefeitura do Recife estimula plantio de milho para marcar Dia de São José

Secretaria Executiva de Agricultura Urbana distribui sementes para  lembrar tradição e fomentar hábitos alimentares mais saudáveis.

Em iniciativa inédita, na data em que se comemora o Dia de São José - 19 de março - a Secretaria Executiva de Agricultura Urbana do Recife vai distribuir um total de 25 quilos de sementes de milho para plantio em hortas comunitárias nos bairros, conjuntos habitacionais, áreas de morro e entidades ligadas à agricultura. A ação traz para o centro urbano uma das maiores tradições do interior: o plantio do cereal no Dia de São José para colheita no período junino.

As sementes do tipo crioulo foram conseguidas através de uma parceria com o Centro Sabiá, e se destacam por serem mais resistentes e adaptáveis. Devido às restrições impostas pelo isolamento social, a data será marcada com um plantio simbólico no Lar Fabiano de Cristo, na Várzea, na manhã da sexta-feira (19).

Em bairros como Nova Descoberta, Ipsep, além da Ilha de Deus, Morro da Conceição, as sementes serão destinadas a plantios comunitários e quintais. A Secretaria de  Habitação receberá sementes para plantio em conjuntos habitacionais do Recife, enquanto a Defesa Civil fará plantio em áreas de intervenção nos morros.

Em parceria com a Secretaria Executiva de Inovação Urbana, através do Mais Vida nos Morros, serão distribuídos 60 pacotes de sementes em 15 comunidades atendidas pelo programa: Sítio São Brás, Campo da União, Burity, Alto José Bonifácio, Alto José do Pinho, Alto Santa Isabel, Dois Unidos, Vasco da Gama, Beberibe, Brasília Teimosa, Ilha de Deus, Lagoa Encantada, UR-10, UR-07 e UR-03.

"Nosso principal objetivo é a segurança alimentar. Estamos baseados na agroecologia, que é adoção de alimentos livres de agrotóxicos. Resolvemos destacar esse dia de São José para o plantio do milho, que seria um resgate da cultura popular, segundo a qual se o cereal for plantado nesse dia e chover, a produção do São João estará garantida", explica Adriana Figueira, Secretária Executiva de Agricultura Urbana da Prefeitura do Recife.

"Conseguimos as sementes crioulas, que foram doadas pelo Centro Sabiá. A peculiaridade é que elas são mais resistentes, tendo sido adaptadas por agricultores do Agreste. O objetivo é mostrar que com pequenas ações nós podemos ter alternativas como hortas e quintais produtivos, além de agroflorestas caso o espaço seja maior. A população pode tirar o sustento e, caso haja excedente, até comercializá-lo", completa