Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital

NOTÍCIAS

Planejamento Urbano | 18.04.17 - 11h30

Mobilidade do Recife com foco na questão de gênero é tema de debate

img_alt

Evento foi promovido pela startup de mídia Gênero e Número e as Secretarias de Planejamento Urbano e da Mulher foram convidadas a participar. (Foto: Cortesia)

 

A Prefeitura do Recife marcou presença no seminário Gênero e Número no Recife: Dados e acesso da Mulher à Cidade. Promovido pela startup de mídia Gênero e Número, o evento aconteceu no último dia 13/04, no Bairro do Recife, reunindo representantes da sociedade civil organizada e de instituições dos setores públicos e privados. O objetivo foi o de discutir os mecanismos para uma mobilidade mais democrática e segura levando em consideração as questões de gênero. Sideney Schreiner, diretor executivo do Planejamento da Mobilidade do Recife, e Inamára Melo, gerente geral de Promoção da Cidadania para as Mulheres, foram os representantes da Prefeitura no evento.

Na ocasião, Sideney Schreiner apresentou dados gerais sobre a Pesquisa de Origem-Destino 2016 do Recife abordando, também, o recorte de gênero dentro dos dados levantados. Realizada entre novembro de 2015 e novembro de 2016, a pesquisa, que norteará a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana do Recife, foi coordenada, desenvolvida, aplicada e analisada pelo Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS), órgão de estudos e planejamento estratégico ligado à Secretaria Municipal de Planejamento Urbano. “A pesquisa revela que as mulheres são maioria na utilização do transporte público de passageiros e ainda são minoria na utilização de bicicleta e moto, por exemplo. Esse e outros dados são possíveis de serem extraídos e cruzados. Essas informações alimentarão a elaboração do Plano de Mobilidade do Recife, que deve ser concluído até o final deste ano”, pontua Sideney, diretor executivo de Planejamento da Mobilidade.

A participação de políticas públicas voltadas para as mulheres foi um dos pontos trazidos pela representante da Secretaria da Mulher. “Temos registros de que, no Brasil, 86% das mulheres já sofreram assédio no espaço público e que 35% teria sofrido assédio no transporte público. Recife é a capital mais feminina do Brasil. Somos cerca de 54% da população recifense. É preciso incluir a perspectiva de gênero neste pensar a cidade e é nesta direção que a gestão tem buscado trabalhar a partir das atividades propostas pela Secretaria Municipal da Mulher”, explica Inamára Melo, gerente geral de Promoção da Cidadania para as Mulheres.

Os representantes da Prefeitura do Recife participaram da mesa que tratou do seguinte tema: “Onde estão os dados que precisamos para debater e melhorar a mobilidade nas cidades”. Encerrando a programação preparada pela startup de mídia Gênero e Número, outros convidados discutiram sobre o tema “Acesso da mulher à cidade”.