NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 18.05.16 - 19h58

Prefeito apresenta equipamentos municipais para ministro do Desenvolvimento Social e Agrário

img_alt

Na tarde desta quarta (18), o prefeito acompanhou o ministro Osmar Terra em visitas à Policlínica Lessa de Andrade, à Central do Programa Bolsa Família e ao Compaz do Alto Santa Terezinha para mostrar as estruturas e suas respectivas ações. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)


Em visita ao Recife, o ministro de Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, conheceu equipamentos da Prefeitura do Recife que dispõem de ações de saúde, assistência social e cidadania. O prefeito Geraldo Julio acompanhou o ministro, na tarde desta quarta-feira (18), ao lado do governador Paulo Câmara, para apresentar a unidade de saúde Lessa de Andrade, a Central do programa  Bolsa Família, e ainda o Centro Comunitário da Paz - Compaz Governador Eduardo Campos, primeiro equipamento desse tipo no Brasil, que agrega diversas atividades esportivas , educativas e serviços de apoio ao cidadão.
 
"O ministro veio conhecer a realidade de alguns dos nossos programas. No começo da tarde, visitamos a Lessa de Andrade, onde temos fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, neuropediatras, assistentes sociais, enfim, toda uma equipe multidisciplinar e atendimento multissetorial às famílias, e também às crianças com microcefalia, como ele tinha intuito de saber. Também fomos à sede do Bolsa Família, onde conversamos com os cadastradores do programa, e visitamos uma família beneficiada pelo Bolsa", explicou o prefeito Geraldo Julio.
 
No final da tarde, a comitiva seguiu para o Compaz,  um equipamento fomentador da cultura de paz e cidadania no Recife. Com o objetivo de garantir a inclusão social, o equipamento, que tem mais de 13 mil metros quadrados de área construída, conta com atividades e serviços diversos, como biblioteca, dojô, atendimento do Procon, oficinas cidadãs,  aulas de inglês e espanhol e reforço escolar, além de um atendimento especial voltado às mulheres vítimas de violência, alem de práticas como ioga, Tai Chi Chuan, biodança e meditação. 

De acordo com o prefeito Geraldo Julio, apresentar as iniciativas municipais ao ministro traz a expectativa de que a cidade sirva de exemplo e a experiência seja replicada Brasil afora. "No final da tarde levamos o ministro ao Compaz, único equipamento do Brasil inteiro, onde ele viu nossas experiências que mexem com a cidadania, com a prevenção, e esperamos que nosso modelo sirva para ser levado para outras cidades do Brasil, pois essa também é uma ferramenta importante de resgate dos jovens do mundo das drogas e da criminalidade, além de um equipamento com um forte poder educativo.  Em todos os locais fornecemos as informações necessárias e esperamos contribuir para que o ministério possa trazer melhorias para cidade e para o estado", afirmou o gestor municipal.

Sobre as impressões da visita, o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, detalhou: "Pernambuco é um estado de uma boa gestão e Recife também. Nossos programas funcionam bem aqui e eu queria justamente ver o andamento desses programas, vinculados ao Ministério de Desenvolvimento Social, como também ver a situação de famílias e crianças atingidas pelo Zika vírus. Pernambuco pode servir de modelo sobre como mediar as situações graves dessa epidemia, que tem atingido o Brasil inteiro, tentando ver como melhor amparar essas pessoas. Estamos estudando várias possibilidades e essa visita serviu para acompanhar de perto o que está sendo executado pelas gestões", declarou o ministro.